Cidadeverde.com

Centros de Testagens confirmam 20% de casos de covid em um dia e dado preocupa FMS

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com


Em um único dia – 13 de janeiro – uma média de 300 pessoas em Teresina testam positivo para a covid-19, segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

O dado foi confirmado pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque.

Segundo ele, tem crescido a média de pessoas infectadas na capital com a covid-19. No início de janeiro, os positivados variavam de 6% a 8% e no final da semana passado chegou a 23% de positivados. 

“Nos nossos Centros de Testagem, em média, 20% são positivos. Então quando a gente testa 1500 pacientes, nós temos em torno, 300 pessoas que dão positivo. Lembrando que no início do mês, nós começamos com 6% de positividade, agora nós estamos com uma média de 20%”, explica Gilberto Albuquerque.

Fonte: COE-FMS 

O presidente da FMS informa ainda que neste ano, devido às chuvas, deveremos ter também o registro de outras doenças como dengue, Zika, Chikungunya, entre outros.

“Nesse ano nós deveremos ter muito problema com dengue, com Zika, Chikungunya, mosca, mosquito, por causa do período de chuvas”, ressalta.

Com isso, Gilberto Albuquerque também alerta à população sobre os cuidados essenciais para evitar o contágio com a Covid-19, visto que a capital já registra casos de gripe, com a nova cepa H3N2 e dengue. 

“Nesse momento é o H3N2, que é a cepa nova, e a dengue que está aparecendo principalmente devido às chuvas. Nós recomendamos seguir todas aquelas medidas de precaução porque nós, novamente, estamos abrindo leitos específicos, mas as outras doenças continuam no nosso meio e dessa vez, as outras doenças até aumentaram devido ao tempo de represamento do atendimento”, finaliza o gestor. 

Centros de Testagem 

A  FMS informou que a partir desta segunda-feira (17), os Centros de Testagem Covid de Teresina voltam à funcionar. A Fundação Municipal de Saúde conseguiu repor o estoque de testes que garantem o funcionamento dos CTCs.

Hoje (17), o Centro de Testagem Covid-19 da zona Sul de Teresina mudará de endereço. O CTC que funcionava no Clube dos 100 passará a atender na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Luis Fortes, que fica no bairro Lourival Parente. Os centros funcionam de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Também na segunda-feira (17), o Centro do SINTUFPI – que suspendeu o atendimento temporariamente na ultima  sexta-feira (14) – volta ao funcionamento normal. Teresina tem atualmente cinco centros de testagem covid, que atendem à população que está com sintomas gripais: tosse, espirro, febre, dor de garganta e mal estar. 

Confira locais

Zona Sul:

  • Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Luis Fortes (Rua Delfim Moreira, 1345, Lourival Parente)
  • Centro Universitário Santo Agostinho (Avenida Professor Valter Alencar, 665 - São Pedro)

Zona Norte:

  • Clube do Servidor Municipal (Rua Minas Gerais, 1049 - Matadouro)

Zona Leste:

  • Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí –SINTUFPI (Avenida Universitária, 661- Ininga) 

Zona Sudeste:

  • Ginásio Edmilson Jorge-Quadra 151 c/Joaquim Nelson, Dirceu I.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais