Cidadeverde.com

Ministério da Saúde prorroga custeio de leitos para covid-19 em todo o país

Imprimir

Foto: Arquivo Cidade Verde

O Ministério da Saúde confirmou, nesta segunda-feira (24), a prorrogação do custeio de 14.254 mil leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), adulto e pediátrico, destinados ao tratamento de pacientes com covid-19 em todo o país por mais 30 dias. A decisão ainda deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a pasta, a medida visa fortalecer o sistema de saúde em um momento de alta nos casos de síndrome respiratória grave, foi definida junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de municípios (Conasems) e pode ser repetida caso necessário de acordo com a situação epidemiológica do país.

Coordenador da temática da vacina e do enfrentamento à covid-19, o governador Wellington Dias (PT) vinha defendendo a prorrogação do credenciamento destes leitos, haja visto o aumento da taxa de ocupação hospitalar e  do aumento de casos de síndromes respiratórias agudas e graves.

Dados da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) apontam que, dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 354 estão ocupados,sendo 222 leitos clínicos, 114 UTI’s e 18 leitos de estabilização.

O Ministério da Saúde chegou a anunciar a transformação de 6,5 mil leitos covid-19 em UTIs convencionais. No entanto, a medida só passará a valer depois de encerrada a prorrogação, quando a ocupação dessas unidades por pacientes graves e gravíssimos tiver diminuído.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais