Cidadeverde.com

Médico explica diagnóstico de coinfecção por Covid e Influenza

Imprimir

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quinta-feira(27) o primeiro diagnóstico de coinfecção por Covid-19 e Influenza, condição que foi batizada de Flurona. Por se tratar de uma nova realidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a forma em que a dupla infecção se apresenta. 

O médico infectologista, Kelson Veras, explica que não se trata de uma nova doença. Ele destaca que vírus respiratórios podem acometer, ao mesmo tempo, uma mesma pessoa. 

"Não existe a doença Flurona. Sempre se soube que vírus respiratórios podem infectar a mesma pessoa, ao mesmo tempo. Então, não é uma doença nova, mas um termo para simplificar essa infecção de dois vírus ao mesmo tempo", destacou. 

O médico infectologista também explica que o diagnóstico das duas doenças é mais preciso somente através dos testes RT-PCR, que utilizam tecnologia mais avançada do que os testes rápidos ofertados nas farmácias. 

"O teste que o Lacen faz é um teste de biologia molecular. É o mais alto padrão de diagnóstico para doenças infecciosas. Nas farmácias é feito um teste de tecnologia mais simples, não tem a mesma especificidade, não tem o mesmo valor do teste que é feito do Laboratório Central. O ideal seria que no Brasil tivéssemos disponível esse teste de biologia molecular, chamado de RT-PCR, para todas as pessoas com sintomas", avaliou Kelson Veras. 

O médico ainda destaca que os casos de dupla infecção podem resultar em sintomas mais leves, caso o paciente esteja vacinado com as doses da vacina contra a Covid-19. 

 

 Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv

 


Natanael Souza
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais