Cidadeverde.com

Com grande demanda, FMS alerta para risco de faltar testes para a covid-19

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A alta demanda por testes de covid-19 em Teresina já preocupa a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Há risco de desabastecimento na capital. A média, segundo o órgão, é de quase 4 mil testes realizados por dia.

“Tem [risco de os centros de testagens interromperem os serviços], porque não existem mais testes no Brasil. Nem no privado, que vende caro, não tem mais”, disse o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

Esta semana tiveram início os testes feitos por agendamento. O presidente disse que aguarda o envio de mais insumos por meio do Ministério da Saúde.

“Começamos essa semana com 17 mil testes, mas todo dia tem um consumo. Estamos aguardando se o Ministério da Saúde tem como nos enviar. A nossa média por dia é de 2,5 mil a 3,5 mil testes feitos por dia”, afirmou.

A taxa de positividade do testes, que já chegou a ser de 6%, hoje já se aproxima dos 50%. “Na primeira semana estava em 6%, na segunda semana foi para 12% e depois 20%, 36% e 46%. Essa semana ainda estamos esperando o que vai dar”, disse Gilberto.

Afastamentos

Apesar do alto número de afastamentos na FMS por causa da covid, o presidente garante que os trabalhos presenciais vão permanecer. “Todo dia temos uma média de 60 servidores afastados, um número grande”, declarou.

Pelo menos cinco órgãos da Prefeitura de Teresina suspenderam os atendimentos presenciais após servidores testarem positivo para a Covid-19. Nos próximos dias os atendimentos acontecem por telefone ou online na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semduh), Fundação Monsenhor Chaves (FMC), Saad Sul, Saad Sudeste e Saad Norte. 

Com o aumento da procura, a FMS prepara a instalação de um centro de testagem exclusivo para os servidores municipais de Teresina. O serviço deve funcionar no Centro Integrado De Saúde Lineu Araújo, onde os trabalhadores terão acesso a consultas e orientações, em caso de resultados positivos.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais