Cidadeverde.com

Tartaruga resgatada no Piauí é transferida por falta de recursos para tratamento

Imprimir

Foto: Divulgação 

Uma tartaruga resgatada no Delta do Parnaíba precisou ser transferida para um Centro de Reabilitação no Rio Grande do Norte (RN) por falta de recursos para tratamento no Piauí. O animal, resgatado em 13 de janeiro, estava com pneumonia e dificuldades de locomoção e foi levado ao Instituto Tartarugas Marinhas, no litoral do Piauí. 

"Conseguimos ficar com o animal durante um período para estabilização, tirar o animal da zona de perigo. Depois foi transferido por falta de recursos financeiros para continuar mantendo o animal em tratamento", destacou Werlanne Magalhães, membro do Instituto Tartarugas do Delta. 

O animal ficou por 12 dias na unidade de reabilitação do Instituto, onde foi avaliada pelo veterinário e submetida a tratamento com antibioticoterapia, fluidoterapia e aplicações de corticóide e anti-inflamatório. 

A equipe do instituto só conseguiu manter ela no local por somente 12 dias, visto que está com o estoque de material para treinamento em defasagem. 

"Precisamos de recursos para compras de medicamentos, material de consumo, exames laboratoriais, exames de imagem, alimentação do animal, serviço de manutenção e limpeza dos tanques de reabilitação. E no momento, o Instituto Tartarugas do Delta, não dispõe de financiamento ou patrocínio para manter a unidade em funcionamento", completou Werlanne Magalhães. 

Foto: Divulgação /

O animal foi transportado com apoio logístico da SEMAR (Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Piauí), para o município de Areia Branca, RN. Foi transportado no carro coberto, com esponjas na carroceria do carro, sendo monitorada pelos técnicos do instituto durante todo o percurso da viagem.

A tartaruga resgatada é da espécie cabeçuda, está em extinção, tem 32 kg e 68 cm de comprimento de carapaça. No Rio Grande do Norte, recebeu o nome de Caju e ficará no local até que esteja apta a retornar ao mar. 

Instituto Tartarugas do Delta

O Instituto Tartarugas Marinha é uma ONG que sobrevive com editais públicos, financiamentos de projetos de pesquisa, doações de empresas privadas ou projetos oriundos de condicionantes ambientais.

“Nosso último financiamento foi no período de 2018 a 2020, mas o contrato encerrou. Tivemos outro financiamento para implantação do Centro de Reabilitação para animais marinhos que encerrou em 2021”, destacou Werlanne Magalhães. 

Para ajudar o Instituto, você pode fazer doações em qualquer valor para os dados contidos no cartão virtual da ONG. Para isso, clique aqui.

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais