Cidadeverde.com
Cidades

Defesa Civil distribuirá 11 mil filtros d’água às famílias do semiárido

Imprimir

Foto: Defesa Civil

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), irá distribuir, neste ano, 11 mil kits de filtros d’água às famílias que convivem com a seca no semiárido piauiense. A ação beneficia municípios em cinco Territórios de Desenvolvimento que estão em situação de emergência por conta da ausência prolongada de chuvas.

A iniciativa está inserida no Plano de Trabalho para Ações de Socorro da Defesa Civil Estadual. As cidades contempladas estão situadas nos seguintes Territórios de Desenvolvimento: Vale do Rio Guaribas, Chapada Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Canindé, Serra da Capivara e Chapada das Mangabeiras.

Em janeiro deste ano, foram distribuídos 400 filtros nos municípios de Coronel José Dias e Anísio de Abreu. Nas próximas semanas, serão entregues mais 400 unidades em Padre Marcos e Caldeirão Grande. “São itens essenciais no lar do homem sertanejo, tanto no período de seca, para armazenamento, quanto para reter os microrganismos e sedimentos da água mais turva no período chuvoso”, explica o secretário da Sedec, José Augusto Nunes.

Com capacidade de 20 litros, o kit filtro compacto com vela cerâmica é registrado pelo Inmetro. Os itens são entregues às secretarias municipais de Assistência Social, que organizam a logística de distribuição às famílias.

Os filtros d’água foram adquiridos com recursos próprios no valor de R$ 1,7 milhão. “A aquisição e distribuição desses kits, assim como de cestas básicas, está dentro das ações da Defesa Civil Estadual para diminuir os impactos da seca, que vai além da presença de carro-pipa. Para isso, temos executado intervenções mais complexas para resolver definitivamente esse problema, como a construção de poços e adutoras”, ressalta o gestor.

Da Redação
[email protected]

 

 

Imprimir