Cidadeverde.com

Comitê do Nordeste recomenda proibição de festas e cancelar feriados de Carnaval

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com


O Comitê Científico do Consórcio do Nordeste emitiu, nesta quarta-feira (3), uma recomendação para que os estados e municípios cancelem os feriados de Carnaval e proíbam festas privadas que podem gerar aglomerações. As medidas são para conter o avanço da Covid-19, através da variante ômicron, a mais transmissíveis das cepas. 

“Com uma transmissibilidade quatro vezes maior que da variante Delta, em pouco tempo a Ômicron tornou-se a variante dominante, provocando uma nova onda da pandemia iniciada ainda em dezembro, e que rapidamente se disseminou em todo o mundo”, diz o texto assinado pelos coordenadores Carlos Gabas e Sergio Rezende.  

Através do boletim, o Comitê Científico explica que é necessário proibir as festas privadas de Carnaval e shows de qualquer natureza porque elas intensificam a transmissão do coronavírus, como ocorreu no Réveillon. E isso resultaria no prolongamento da terceira onda no Brasil, segundo destacou o Comitê Científico. 

O Comitê também recomendou aos estados e municípios que intensifiquem a vacinação contra Covid-19. 

"Embora em torno de 70 % da população do país já esteja com o ciclo vacinal completo, esse percentual ainda não é suficiente para assegurar um cenário de tranquilidade e estabilidade", diz trecho do boletim divulgado. 

Para aumentar a quantidade de imunizados, o Comitê recomenda aos governos estaduais e municipais que sejam aplicadas vacinas nas escolas, utilizando o volante de viaturas como o carro da vacina para ampliar a imunização. 

Clique aqui e confira o boletim na íntegra. 

Governo e prefeituras suspendem festas no Piauí

No Piauí, até a quarta (02), pelo menos 13 prefeituras publicaram decretos determinando a suspensão de atividades festivas nos municípios. A medida visa conter a curva crescente dos casos de Covid-19 no Piauí.

Em algumas das cidades, o descumprimento das medidas acarreta multas de até R$ 3 mil para pessoa física e R$ 10 mil para pessoa jurídica. 

A suspensão de festas vai de encontro com o decreto publicado pelo Governo Estadual em 1º de fevereiro, que proibiu a realização de festas carnavalescas em todo o Piauí, tanto pela iniciativa privada como pelo poder público.

Saiba mais: Novo decreto proíbe eventos, festas de Carnaval e limita acesso aos órgãos públicos

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais