Cidadeverde.com

Governador afirma que governo está travando recursos para o Piauí e cita Ciro Nogueira

Imprimir

Foto: Renato Andrade

 

O governador Wellington Dias (PT) subiu o tom contra Ciro Nogueira e pediu “maturidade política” ao ministro-chefe da Casa Civil, após denúncia de que o governo federal estaria travando emendas para o estado. A denúncia foi feita pelo senador Marcelo Castro (MDB) de que o membro do governo estaria travando emendas de sua autoria. 

Wellington Dias citou uma série de operações financeiras nas quais, segundo o petista, o governo do estado e membros da base tiveram que recorrer à justiça para obter a liberação dos recursos. O governador listou outros piauienses que passaram por ministérios e afirmou que “ninguém quer ficar na história como o ministro do Piauí que atrapalhou a vinda de dinheiro para o estado”. 

“Veja, logo o senador Marcelo Castro que também foi ministro e quero aqui dar o meu testemunho, e ele destinou recursos para todos os municípios do estado, independente de quem era oposição ou governo. Lembro-me ainda do ex-ministro Reis Veloso, todo mundo se lembra dele como alguém que trouxe recursos para o Piauí. O ministro Hugo Napoleão, independente da disputa política, trouxe investimentos para o Piauí, o ministro João Henrique dos Transportes trouxe recursos para o Piauí, o ministro Freitas Neto, mesmo em um ministério pequeno trouxe investimentos para o Piauí. Não acredito que ninguém queira ficar na história como o ministro do Piauí que atrapalhou a vinda de dinheiro para o Piauí. Temos que ter a maturidade, independente da política, todos tem que trabalhar a favor de investimentos para o Piauí, a favor de mais investimentos”, frisou. 

Entre as situações citadas por Wellington Dias que o governo federal estaria barrando a liberação de recursos estão a situação da zona de processamento de exportação, além de contratos com o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, Bando do Brasil, Itaú e BRB. O governador também destacou emendas impositivas da deputada Rejane Dias (Progressistas) e uma outra ação que foi impetrada pela senadora Eliane Nogueira. 

O governador foi enfático ao citar as situações  e classificou a posição de Ciro Nogueira como “inadequada”. Para Wellington Dias, as situações não seriam coincidências. 

“Não é adequado. Não é coincidência que todas essas coisas estavam acontecendo. O que sonho é que qualquer piauiense que chegar a qualquer posição importante trabalhe pelo Piauí. Quando se coloca a política em primeiro lugar fica pequeno. Em primeiro lugar é o povo”, declarou.

Criticou Bolsonaro 

Wellington Dias fez novas críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O governador disse que Bolsonaro, até esse momento, não assumiu as responsabilidades do cargo e que tem obrigado os governantes e prefeitos a assumirem a coordenação de ações que seriam atribuições do Governo Federal, como a vacinação contra a Covid-19 e a determinação de regras sanitárias para a pandemia. 

“Desde o começo com a vacina, com as regras da pandemia, sem assumir sua responsabilidade, por isso que estamos tendo que assumir a responsabilidade pelo controle da pandemia. Tudo de ruim são os governadores, são os prefeitos, Supremo o culpado. Então, parece que não é presidente. O que a gente pede é que assuma a cadeira de presidente. Não quis ser presidente? Não quis concorrer? Então, assuma a responsabilidade. Queremos que o presidente assuma a sua missão de presidente. Tem que ser a favor do povo, não pode ser contra o povo”, pontou. 

Convênio entre Emater e IFPI 

As declarações de Wellington Dias foram dadas durante a solenidade de assinatura de convênio entre o Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural do Piauí (Emater) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) no qual o estudantes poderão realizar estágios na instituição estadual.

 

Flash Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais