Cidadeverde.com

Progressistas lançam Sílvio Mendes e Iracema Portella pré-candidatos ao governo do estado

Imprimir
  • novas_(4).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • novas_(3).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • novas_(1).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • chapa_ok.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • silvil.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • chapa.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 403509d2-1b97-4aeb-8168-b384ee62f274.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 9ff6fad5-6f10-436f-abfa-05c57af764d8.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 02.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 01.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • evento_oposição_(7).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • evento_oposição_(15).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • evento_oposição_(12).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • evento_oposição_(11).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • evento_oposição_(10).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • evento_oposição_(8).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • evento_oposição_(6).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • evento_oposição_(4).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • evento_oposição_(2).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com

Batizado de “encontro das oposições”, as lideranças do Progressistas oficializaram na manhã deste sábado a pré-candidatura do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB) ao governo do estado. O anuncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira que confirmou também que a deputada federal, Iracema Portela (Progressistas) será pré-candidata a vice na chapa e o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas) será o nome para o Senado Federal.  O evento contou com mais de 2 mil pessoas no Eldorado Country Clube. 

"Podem ter certeza que estamos escolhendo o melhor caminho", afirmou Ciro Nogueira ao fazer o anúncio oficial. 

Ciro Nogueira disse que agora haverá comparações entre os pré-candidatos, em uma referência ao nome apresentado pela base governista, que é o do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT). 

Silvio Mendes início o discurso priorizando dois temas: o destino partidário que tomará e sua relação com Iracema Portella. Aos prefeitos presentes, o tucano afirmou que Ciro Nogueira vai definir se ele saíra do PSDB, bem como a legenda para qual ele migrará. 

“Nós temos tempo, eu não tenho mandato. Quem mais do que o Ciro pode me orientar qual seja o rumo partidário a cumprir? Eu não sei. Estou distante há 12 anos e por confiar nele, vou para onde ele disser”, garantiu. 

Silvio Mendes pontou elogios a deputada federal, destacando, sem citar nomes, que a parlamentar é “diferente” de comentários que já fizeram sobre ela. 

“A Iracema é diferente do que muita gente diz ao longo de muito tempo. É despojada, corajosa, é tocada, posso dizer uma série de virtudes. Ela dorme em qualquer pousada, come em qualquer botequinho e aumenta admiração como mulher, que como diz o Joel, poderia estar na qualquer lugar”, acrescentou.

Já Iracema Portella disse ter sido colocava como vice nao representou uma decepção. A deputada acrescentou que era de amplo conhecimento que teria uma eleição para deputada tranquila, porém, aceitou a pré-candidatura majoritária, pois não se acomoda.

Pré-candidato ao Senado, Joel Rodrigues também discursou durante o evento e disse que foi chamado de louco por entrar na disputa contra o governador Wellington Dias(PT) pela vaga no Senado Federal. 

 

Atualizada às 9h30

O Progressistas deu início na manhã deste sábado (05) ao evento que marca o lançamento oficial do pré-candidato ao governo do estado e dos demais nomes que vão compor a chapa majoritária da oposição. O evento, batizado de “Encontro das oposições: Vamos fazer acontecer”, é realizado no Eldorado Country Club, na zona Leste de Teresina, e reúne prefeitos e lideranças da capital e do interior. 

As suplências ainda não serão anunciadas. O grupo fará pesquisas para decidir quem ocupará as duas vagas. O perfil cotado para as vagas são de pessoas de Parnaíba e ligadas à ala evangélica. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Ainda durante o evento, os prefeitos e lideranças do interior estão recebendo o plano de governo que será defendido pelo grupo de oposição. O documento tem 468 páginas e foi elaborado com a participação de técnicos de vários setores. 

No espaço, a organização está exigindo o comprovante de vacina e também está aferindo a temperatura para entrada no prédio. Um estande para testagem da Covid-19 foi montado. A expectativa é de que o evento reúna 130 prefeitos e mais de 800 pessoas. 

Apesar da testagem e exigência do passaporte vacinal, o evento registrou aglomeração e não respeitou o distanciamento social. 

 

Avaliações 

O ex-prefeito de Piripiri, Luis Meneses, considerado uma importante liderança do Progressistas no Norte do Piauí, pontuou que a expectativa é de que Silvio Mendes seja oficializado como candidato. O ex-gestor cobrou a filiação do pré-candidato ao Progressistas. 

Questionado pelo Cidadeverde.com sobre uma possível resistência de lideranças no interior ao nome do ex-prefeito de Teresina, Luís Menezes disse que existem “alguns” membros da sigla que discordam da forma de Silvio Mendes fazer política. Porém, assegurou que todos irão apoiá-lo. 

“A gente encontra dentro do sistema político lideranças que se posicionam e expressão suas opiniões. Mas, não há nenhum que não reconheça no Silvio um grande administrador, um cara inteligente. Alguns se posicionam no sentido da forma de fazer política. Mas, acho que é só uma observação de alguns companheiros. Mas, acho que isso pode ser bom porque o Silvio pode implantar no Piauí uma modelo diferente do tradicional de fazer política”, frisou.

O ex-secretário Charles da Silveira (PSDB), defendeu que o partido estará com Silvio Mendes, mesmo que ele deixe o PSDB para se filiar a outro partido. O ex-gestor também confirmou que os tucanos vão continuar a apoiá-lo se consolidar-se aliança entre a oposição e o grupo do prefeito Dr. Pessoa (MDB).

“A gente tem uma liderança que é o Silvio. A gente vai acompanhar o Silvio. Temos um objetivo maior nessa eleição que ganhar o governo do estado”, frisou. 

A aliança com Dr. Pessoa, porém, é avaliada como pouco provável por lideranças ouvidas.

Já o vereador Valdemir Virginio (Progressistas) foi outra aguardada liderança que marcou presença e declarou apoio à Silvio Mendes. A presença do parlamentar chamou atenção, uma vez que governistas defendiam a tese de que ele apoiaria Rafael Fonteles. 

“Nuca falei isso para ninguém [sobre apoiar Rafael Fonteles], tenho que sair é com meu partido, sou partidário e quem o Progressistas apoiar eu vou estar junto”, destacou.

 

 

Flash Paula Sampaio
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais