Cidadeverde.com

Reforma de Dr. Pessoa transforma Eturb em “supersecretaria” e cria Sine Municipal

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

No novo projeto de mudanças no organograma da Prefeitura de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) dará mais poderes para a Eturb (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano), que ganhará status de “supersecretaria”. 

Na reforma, que foi encaminhada a Câmara de Teresina, o prefeito cria a Coordenadoria Municipal de Trabalho e Emprego, que foi batizada de “Sine Municipal”.

A ideia é fomentar ações que gerem emprego e renda para o teresinense que enfrenta uma crise financeira, agravada pela pandemia.  A Coordenação Municipal de Trabalho e Emprego será vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Supersecretaria

A Eturb, que é comandada por João de Deus Duarte Neto, o Pessoinha, filho do prefeito, será turbinada com as mudanças. A pasta que antes cuidava essencialmente de asfaltamento da cidade, agora será responsável pela regularização fundiária, setor que era gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).

A Eturb, segundo apurou o Cidadeverde.com, também vai administrar toda a iluminação pública de Teresina, que também é administrada pela Semduh, que tem como secretário Edmilson Ferreira.

Na pasta de Pessoinha, outro serviço de bastante relevância é a gerência da Bilhetagem Eletrônica dos ônibus. A bilhetagem é o sistema que controla os pagamentos nas passagens de ônibus e sairá da Strans e ficará com Eturb. O projeto está tramitando na Câmara.

Comunicação

Com a reforma, Dr. Pessoa volta a dar plenos poderes ao secretário Lucas Pereira. A pasta que é uma coordenadoria, vinculada a Secretaria de Finanças, voltará a ser Secretaria com a nova reforma.

Essa semana, a prefeitura deverá encaminhada também projeto de lei que cria o piso municipal dos professores que deverá ser em torno de R$ 4 mil. A Secretaria de Finanças estuda um reajuste geral dos servidores com percentuais diferenciados para cada categoria. 

 

Flash Yala Sena
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais