Cidadeverde.com

Piauí deve produzir 6 milhões de toneladas de grãos e bater novo recorde em 2022, diz IBGE

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A produção de grãos no Piauí deve alcançar seis milhões de toneladas em 2022, é o que prevê o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao último mês de janeiro. Se confirmado, este será o maior maior volume registrado pelo estado na série histórica do estudo.

Em comparação com 2021, ano em que a produção de grãos no Piauí ficou em pouco mais de cinco milhões de toneladas, o crescimento previsto é de 19,1%. A tendência é que quase todas as culturas tenham aumento na produção, com exceção do arroz, que deve sofrer redução de 10,2% em relação ao produzido no ano passado e de 12,2% na área plantada.

“A redução de área cultivada do arroz para a safra 2022 foi observada principalmente na região dos cerrados, por opção dos produtores do agronegócio face o baixo retorno com esta cultura, em relação aos outros produtos cultivados em maior escala. Nas demais regiões as áreas também tiveram reduções, até mesmo pelas exigências hídricas com esta cultura”, esclarece o supervisor de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Piauí, Pedro Andrade.

Imagem: Divulgação

Feijão

Por outro lado, a estimativa é que a produção de feijão dobre nesta safra, quando se espera um aumento de 88,3% no volume produzido, mesmo um crescimento de 4,4% na área plantada. Isso porque a expectativa é de que o rendimento suba de 284 para 500 quilogramas por hectare. 

De acordo com o supervisor do IBGE no Piauí, o feijão teve redução em 2021, devido à irregularidade de chuvas ocorrida no ano. Assim, o aumento do rendimento significa, na verdade, que há uma expectativa de retorno aos patamares normais de produção com a regularidade esperada no período de chuvas.

Porém, o alto crescimento esperado para o feijão não deve gerar grande impacto no resultado final do estado. Com volume previsto para 100 mil toneladas, o feijão representa apenas 1,7% da quantidade total de grãos que devem ser gerados no Piauí.

Demais grãos

O principal responsável pelo aumento no volume da produção de grãos é o milho, cuja expectativa de crescimento é de 27,2%. A soja também deve ter aumento de produção em 2022, da ordem de 12,1%. Juntos, milho e soja representam 95,8% do volume total de grãos do Piauí. Desse modo, mesmo pequenos crescimentos dessas culturas produzem grande impacto no resultado final.

Os demais aumentos de produção esperados para a safra piauiense 2022 são da fava (49,8%), do sorgo (41,2%) e do algodão herbáceo (25,9%). Ainda assim, a representatividade desses grãos na produção final é de apenas 0,01% para a fava, 0,5% para o sorgo e 0,56% para o algodão herbáceo. O arroz, único com expectativa de queda, representa 1,4% do total.

As informações do LSPA são obtidas por meio de reuniões, que ocorrem periodicamente em todos os 224 municípios piauienses. Os dados coletados são homologados por entidades das áreas pública e privada – instituições financeiras, órgãos de pesquisas, extensão rural, secretarias de agricultura, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, associações, produtores. Todas as informações são fundamentadas com subsídios, como pesquisas de campo realizadas com consulta aos maiores produtores.

Agronegócio é responsável por 92% da produção de grãos do Piauí

Das 6 milhões de toneladas de grãos que o Piauí deve produzir em 2022, cerca de 5,5 milhões de toneladas devem ser geradas pelo agronegócio, o equivalente a 92,3% do total. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Toda a produção de soja do Piauí, que deve ultrapassar 3 milhões de toneladas em 2022, está em empreendimentos do agronegócio. Além disso, cerca de 89,1% do milho gerado no estado, o equivalente a 2,4 milhões de toneladas, deve ser proveniente de tais estabelecimentos. O agronegócio também deve gerar 98,8% do algodão herbáceo, o que representa 33 mil toneladas.

Por outro lado, a produção de arroz sequeiro e feijão é mais descentralizada. O agronegócio deve ser responsável por apenas 12,4% do feijão gerado no Piauí, o equivalente a 12 mil toneladas, conforme a expectativa para a safra de 2022. Quanto ao arroz sequeiro, cerca de 35,9% da pro

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais