Cidadeverde.com

Sport empata com Náutico e sagra-se tetracampeão

Imprimir

 Irretocável. É isso que se pode falar da campanha sem nenhuma derrota que levou o Sport ao seu quarto título consecutivo do Campeonato Pernambucano. A taça veio neste domingo, com o empate do Leão em 0 a 0 com o rival Náutico. Com o resultado, o Rubro-negro conquistou o 2º turno do Estadual e como já havia vencido a primeira metade do torneio, sagrou-se campeão invicto sem ter que disputar uma final.

Com esta taça de 2009 do Campeonato Pernambucano, o Sport já soma 38 títulos estaduais e é o clube do estado de Pernambuco que mais conquistou estaduais. O Leão segue no intuito de igualar ou superar o maior mérito do rival Náutico: o Timbu é o único clube que já conquistou um hexacampeonato do torneio regional (entre os anos de 1963 e 1968). O mais perto que o Rubro-negro chegou de tal marca foi entre os anos de 1996 3 2000, quando o atual campeão da Copa do Brasil conquistou o pentacampeonato estadual.

Conquistar o Campeonato Pernambucano de forma invicta não é uma coisa inédita para o Sport. Muito pelo contrário: o Leão já conseguiu tal feito cinco vezes (nos anos de 1917, 1928, 1938, 1941 e 1998). Mesmo assim este título de 2009 impressiona pelos seus números extremamente positivos para o Rubro-negro: o time de Nelsinho Baptista venceu 19 partidas e empatou três na competição, não tendo sofrido nenhuma derrota, além de ter tido o melhor ataque (53 tentos anotados) e melhor defesa (12 gols sofridos).

O fato de o Sport ter feito uma campanha quase perfeita fica ainda mais impressionante quando o se relembra que o Leão atuou durante todo o tempo com sua atenção dividida: ao mesmo tempo que disputou o Campeonato Pernambucano, jogou a Copa Libertadores da América. No torneio continental segue muito bem: está na segunda posição, com sete pontos conquistados e a uma vitória em casa de se garantir na próxima fase.

O jogo

A partida começou de forma muito equilibrada, com uma forte marcação presente dos dois lados. As chances de gol só surgiam quando algum atleta errava, como aconteceu com Gladstone. Aos 18 minutos de jogo o zagueiro alvirrubro recebeu bola do goleiro Eduardo e tentou dar um toque de calcanhar. A jogada não deu certo e a bola caiu no pé de Dutra, jogador do Sport, que logo a cruzou na área. Wilson, atacante do leão, subiu mais que Negretti e cabeceou a pelota, mas ela pegou pelo lado de fora de rede. Gladstone, consciente do erro que poderia ter custado caro para o Timbu, logo pediu desculpa para seus colegas.

A boa chance do Náutico veio aos 32 minutos do primeiro tempo, quando Gilmar recebeu a bola e deu um belo arremate a gol. A pelota pegou na zaga e voltou para o artilheiro alvirrubro, que chutou novamente. A bola pegou mais uma vez na defesa leonina e o goleiro Magrão conseguiu agarrá-la.

Depois que o árbitro Heber Roberto Lopes apitou o fim do primeiro tempo, o técnico do Náutico, Waldemar Lemos foi sucinto sobre o ele achou da atuação de seus comandados: "Foi ótimo". O adversário concordou com o treinador alvirrubro por meio de Dutra, jogador do Sport, que disse: "Eles estão jogando bem, estão chegando nos contra-ataques e quase fizeram o gol". Wilson, atacante do Leão, aponta o que em sua opinião está faltando: "O último passe, temos que ter mais atenção".

O Náutico não efetuou nenhuma mudança para o segundo tempo. Já Nelsinho Baptista fez duas, das três modificações quem tem direito. Assim, Ciro e Andrade entraram no Sport no lugar de Vandinho e Daniel Paulista.

No segundo tempo, devido à necessidade do Náutico de vencer a partida, o Timbu assumiu uma postura mais ofensiva. Aos 11 minutos, Galiardo, atleta alvirrubro, recebeu a bola fora da área de Carlinho Bala, cortou o leonino Andrade, deixando-o no chão e bateu ao gol. O arremate passou muito perto do gol de Magrão, mas seu destino foi a linha de fundo.

Logo depois, aos 15 minutos da etapa complementar, o técnico do Náutico, Waldemar Lemos, fez sua primeira substituição, visando claramente postar seu time mais à frente: retirou o lateral-esquerdo Wellington e colocou o chileno Daniel González, que atua como meia armador.

Ciro, que entrou no segundo tempo no Sport, fez ótima jogada aos 21 minutos do segundo tempo. Recebeu a bola fora da área, fez o giro e dali mesmo chutou para o canto alto da direita do gol do goleiro alvirrubro Eduardo, que fez ótima defesa, colocando a pelota na linha de fundo e concedendo escanteio ao Leão.

Aos 26 minutos do segundo tempo, Waldemar Lemos resolveu apostar em algo que já surtiu efeito para o Náutico no Campeonato Pernambucano de 2009. O técnico alvirrubro colocou Anderson Lessa no lugar de Adriando Magrão. A aposta era que Lessa repetisse outras atuações no estadual, quando entrou durante algumas partidas e marcou gols que salvaram o Timbu de derrotas e empates.

Como tentativa derradeira de tentar mudar o rumo da partida, Waldemar Lemos colocou o atacante e ídolo da torcida do Náutico, Kuki, na partida, aos 36 minutos da etapa complementar. Kuki é o terceiro maior goleador da história do Timbu.

Mas nem com o ídolo Kuki e nem com o talismã Anderson Lessa o Náutico conseguiu fazer o gol que lhe daria a oportunidade de seguir na busca pelo título. O Sport, mesmo sem anotar nenhum tento, fez sua parte, pontuou e conquistou o tetracampeonato do Pernambucano.

FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 0 X 0 SPORT

Data: 19/02/2009, às 16h
Estádio: Aflitos, 19/02/2009
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Auxiliares:Erich Bandeira (PE) e Pedro Wanderley (PE)

NÁUTICO: Eduardo; Gladstone, Asprilla e Negretti; Galiardo (Kuki), Vágner, Derley, Carlinhos Bala e Wellington (Gonzáles); Gilmar e Adriano Magrão (Anderson Lessa). Técnico: Waldemar Lemos.

SPORT: Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Daniel (Andrade), Paulo Baier e Dutra; Wilson e Vandinho (Ciro)
Técnico: Nelsinho Batista.
 
 
 
Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: