Cidadeverde.com

Barragem que abastece Simões seca e população está sem água

Imprimir

 

Parte da população na cidade de Simões (426 km de Teresina) está sem o fornecimento de água há seis dias - desde o dia 25 de fevereiro. Isso acontece devido à redução do volume de águas que atingiu a barragem Salgadinha, que é um dos açudes usado pela Agespisa para abastecer a cidade.

Ao Cidadeverde.com, o prefeito Zé Wlisses (PP) destacou que Simões é abastecida por duas barragens, uma em Patos do Piauí, a Poço do Marruá, e outra na própria cidade, a Salgadinha. Contudo, com a seca em Salgadinha, apenas a barragem de Patos do Piauí está funcionando e não está conseguindo suprir a demanda da população.

"Desde sexta (25) que populares estão sem água. Aqueles que têm reservatório em casa estão conseguindo sobreviver desde que o fornecimento de água parou, mas até esses reservatórios estão secando. [A Agespisa] precisa resolver isso o mais rápido possível", destacou o prefeito Zé Wlisses.  

Através de nota, a Agespisa informou que avalia alternativas para solucionar a situação e voltar a garantir água para os moradores. 

Entre as soluções para sanar o problema está o aumento do bombeamento da adutora do Marruá para suprir a demanda da cidade até que a barragem de Salgadinha volte a operar normalmente 

O diretor de engenharia da Agespisa, Carlos Augusto, explicou por que a empresa deixou de operar a barragem de Salgadinha. 

"Ela secou e está em nível crítico. E no momento, desde sexta-feira, deixamos de operar a barragem por falta de condições técnicas. Estamos só com o abastecimento do Poço Marruá", frisou Carlos Augusto. 

O prefeito Zé Wlisses e técnicos da Agespisa devem ter uma reunião nesta quarta para encontrarem uma solução para a população que está sem o abastecimento de água há 5 dias. 

Nota Agespisa

A Agespisa informa que a falta de água em parte da cidade de Simões é causada pela seca do Açude Salgadinha, onde é feita a captação. 

A empresa está avaliando alternativas para solucionar essa situação e garantir água para os moradores.

O abastecimento em Simões é feito a partir de duas fontes: a Barragem Salgadinha, na própria cidade, e a Barragem Marruá, em Patos do Piauí. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

  • FotoDJI_0208.jpg Danilo Reis / Sertão Atual
  • FotoDJI_0206.jpg Danilo Reis / Sertão Atual
  • FotoDJI_0203.jpg Danilo Reis / Sertão Atual
  • FotoDJI_0195.jpg Danilo Reis / Sertão Atual
  • FotoDJI_0192.jpg Danilo Reis / Sertão Atual
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais