Cidadeverde.com

Governadores estudam liberação do uso de máscara até o dia 15, afirma Wellington Dias

Imprimir
  • 6.jpg Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde
  • 5.jpg Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde
  • 4.jpg Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde
  • 3.jpg Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde
  • 2.jpg Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde
  • 1.jpg Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

Um grupo de cientistas do Brasil vai apresentar na próxima quarta-feira (9) aos governadores uma proposta de transição da situação de pandemia para endemia da Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Wellington Dias (PT) nesta sexta-feira (4). 

A decisão contará com representantes do Comitê Científico do Nordeste, cientistas do Brasil, da Fiocruz, Butantan, Universidades, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde.

Wellington Dias afirmou que a decretação da flexibilização de medidas, como a liberação do uso de máscara poderá ser uma realidade até o dia 15 de março. Dias  explicou que para isso serão levados em consideração a avaliação do índice de vacinação, queda na transmissibilidade, no número de casos confirmados e redução do número de pessoas internadas e de óbitos. 

“Com base nos dados da semana que vem é prevista uma primeira agenda técnica  com o Comitê Científico no qual eles vão estar fazendo uma avaliação e apresentando uma proposta da saída da fase de pandemia para a fase de endemia. Ou seja, o vírus continua entre nós, mas estamos mais preparados para lidar com ele”, declarou. 

Governador defende ação coordenada 

O petista defendeu que os governadores não realizem ações isoladas antes de ouvir o parecer do Comitê Científico e defendeu que as medidas de flexibilização ocorram de maneira coordenada entre os estados. O Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, já anunciaram decretos com liberação do uso de máscara. 

“Ao mesmo tempo em que vamos aprender a conviver com o coronavírus, vamos ter nacionalmente alguns governadores adotando medidas, mas estamos apelando para fazer isso de forma coordenada, seguindo a ciência, exatamente para não ter novos riscos e com isso a gente poder, por exemplo, estar liberando máscaras, poder estar liberando uma presença maior de pessoas em sala de aula. Há um conjunto de medidas que a ciência deve nos apresentar e devemos a nível nacional apresentar para esse encaminhamento, governo federal, governo estadual e governo municipal e fazer as alterações das regras atuais de forma coordenada”, pontou. 

Medicamento contra a COVID-19 

Wellington Dias também informou que o Fórum dos Governadores está articulando para que seja realizada a quebra de patente do medicamento contra o coronavírus desenvolvido pela Pfizer. Essa será mais uma medida balizadora para a flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19. 

“Agora foi autorizado o medicamento da Fizer e estamos trabalhando para que o governo brasileiro junto com outros países encontrem um caminho para a quebra da patente para reduzir o preço do medicamento nas farmácias”, pontou.

Casa do Cantador

As declarações do governador foram dadas nesta manhã durante uma visita em que realizou, junto com o secretário Fazenda Rafael Fonteles (PT) e o secretário de Cultura Fábio Novo (PT), na  Casa do Cantador onde apresentou a proposta para a instalação de uma escola de repente e investimento na ordem de R$ 200 mil. 

 


Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais