Cidadeverde.com

Prefeitura flexibiliza restrições e libera uso de máscaras na próxima segunda-feira(14)

Imprimir

Foto: Nataniel Lima 

Atualizada às 13h46

A Prefeitura de Teresina anunciou no início da tarde desta segunda-feira (07) a flexibilização das medidas restritivas de controle da Covid-19. Um novo decreto, que será publicado ainda hoje, estabelece que as flexibilizações estão divididas em quatro etapas e são justificadas pela queda dos indicadores da pandemia na capital.  Entre as medidas que devem ocorrer nas próximas semanas, está a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos a partir do dia 14 e em locais fechados, a partir do dia 28 de março. 

As medidas foram anunciadas no início da tarde desta segunda-feira, em reunião no Palácio da Cidade. O encontro contou com a presença de gestores municipais e membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE).

Clique e confira a íntegra do decreto

Na 1ª etapa, que passa a valer a partir de hoje, eventos, shows e festas poderão ocorrer sem limitação de horários, respeitados o uso de máscaras (mesmo se realizados em ambientes abertos), com público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal. 

A 1ª etapa de flexibilizações ainda estabelece que as atividades comerciais e de prestação de serviços – incluindo bares e restaurantes – poderão ocorrer sem limitação de horário, respeitados o uso de máscaras, público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal. 

Na 2ª etapa, que entra em vigor no próximo dia 14 de março, será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras durante as atividades ao ar livre, incluindo-se as recreativas e esportivas – exceto naquelas que geram aglomerações (shows, espetáculos, arquibancadas, etc). Nesta etapa, permanecerá obrigatória a utilização de máscaras em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiro(s).

Na 3ª etapa, será realizado interstício para averiguação da permanência do Município na categoria de risco baixo (verde) por mais uma semana, a despeito das medidas de flexibilização implementadas nas etapas anteriores.

Na 4ª etapa, que passará a valer em 28 de março, revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.

Controle da covid

O presidente da Fundação Municipal de Saúde(FMS), Gilberto Albuquerque, frisou que a decisão de flexibilizar as retrições só foi possível graças ao atual cenário da Covid em Teresina. Segundo o presidente da FMS, os indicadores são positivos.

“A Covid em Teresina está sob controle. A ocupação de leitos está abaixo de 60%, número de testes caíram. São dados que nos permitem tomar essa decisão”, acrescentou Gilberto.

O presidente da FMS também destacou o avanço da vacinação na capital.

“Teresina, quanto à vacinação, está excepcional. 99,9% da população está vacinada com primeira dose e 95% com segunda. Esse índice é o melhor entre as capitais. Isso nos permite um relaxamento nos decretos restritivos”, destacou o presidente da FMS Gilberto Albuquerque. 

Neste primeiro momento, há uma liberação apenas no horário de funcionamento do comércio. Durante as próximas semanas, serão avaliados os resultados dessas flexibilização. 

“Dia 7 há a liberação nos comércios e estabelecimentos. Mas ainda com o uso de máscara. Dia 14 vamos liberar o uso de máscara em ambientes abertos, mas permanece em ambientes fechados essa obrigatoriedade. Na terceira semana vamos analisar os dados do dia 14. Se os números forem positivos, na quarta semana liberamos a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados”, completou o secretário André Lopes.

Flexibilização gradativa

Marcelo Adriano, membro do COE Municipal, frisou que essa proposta de flexibilização é gradativa e que será monitorada pela equipe técnica da Prefeitura de Teresina. 

Foto:Nataniel Lima/Cidadeverde.com

Marcelo Adriano, membro do COE Municipal

“Essa flexibilização só foi possível graças a estudos científicos da CDC. Estamos utilizando isso como pilar para fazer essa flexibilização gradativa”, pontuou Marcelo Adriano. 

O membro do COE ressaltou que apesar do Carnaval, todos os indicadores em Teresina estão positivos. 

“Com base no estudo da CDC estamos em baixo nível de gravidade da covid. Por isso tomamos essa decisão. Poderíamos flexibilizar o uso de máscara hoje, porque os números assim apontam. Mas, como o estudo da CDC se baseou nos EUA e lá não teve Carnaval, vamos fazer em Teresina de forma gradativa”, afirmou Marcelo Adriano. 

A equipe técnica da prefeitura ressaltou também que a qualquer momento uma das etapas podem ser suspensas caso os dados de Teresina com relação a Covid voltem a subir.

Natanael Souza e Nataniel Lima 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais