Cidadeverde.com

Produtor perde 300 kg de peixe por falta de energia na cidade de Porto

Imprimir

Atualizada às 07h53

O pequeno produtor Batista Lages, de 62 anos, da cidade de Porto Piauí (170 km de Teresina), denunciou ao Cidadeverde.com as dificuldades que a população daquele município vem sofrendo devido à constante falta de energia na região. A última delas, segundo Lages, aconteceu nesta quarta (09), quando o empresário passou 12h sem energia e perdeu 300 kg de peixe que seriam comercializados durante a Semana Santa. 

"Já é a segunda vez em duas semanas. As quedas aqui são constantes. Nessa última queda de energia, mais de 700 casas foram atingidas e ficamos por mais de 12 horas sem energia", destacou Batista Lages. 

O fornecimento de energia elétrica na cidade é feito pela Equatorial Piauí que, segundo o pequeno produtor, alega que as quedas de energia e demora na solução do problema são ocasionadas por conta da localização dos geradores de alta tensão. 

"Eles ficam dentro dos matos e na beira do rio. É um local de difícil acesso. Nessa última vez tive que pagar uma canoa para que o funcionário da Equatorial conseguisse chegar até lá e trocar a canela que caiu e deixou a gente nessas 12 horas sem energia", acrescentou Batista Lages. 

A energia na região de Porto Piauí retornou na manhã desta quinta-feira (10). No entanto, Batistas Lages alegou que outras regiões na cidade ainda estão sem energia. "Uns há 5 dias e outros há 15 dias sem energia. É um completo descaso", lamentou o pequeno produtor. 

A morte dos peixes de Batista Lages ocorreram devido ao não funcionamento dos aeradores nos criadouros. Isso porque os aeradores são responsáveis por oxigenar. Além disso, o aparelho ajuda na decomposição dos materiais orgânicos que estão presentes no tanque, como restos de alimentos e fezes de animais. 

"E o daqui está esse tempo todo sem ligar. Isso fez com que os peixes ficassem sem respirar por conta da falta de oxigenação na água. Agora, estou sem peixe para vender. Um prejuízo de 4.500 reais. Estou quebrado", lamentou Batista Lages. 

Outro problema apresentado pelo produtor diz respeito ao posto de atendimento da Equatorial na cidade. Segundo Batista Lages, ele foi transferido de Porto para a cidade de Nossa Senhora dos Remédios. O que impossibilitaria mais ainda o acesso da população aos serviços. 

O que diz a Equatorial 

Através de nota, a Equatorial Piauí afirmou que a demora no restabelecimento da energia foi devido ao deslocamento da equipe que precisou ser feito por meio de um barco. E que o restabelecimento só foi possível no início da manhã do dia seguinte a queda de energia. 

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí esclarece que identificou o registro da interrupção no fornecimento de energia individual na localidade Barra do Padre, zona rural do município de Porto do Piauí, realizado pelo cliente na noite da última quarta (9), por volta de 19h. 

Equipes da Distribuidora foram acionadas, contudo, o atendimento à ocorrência foi prejudicado pelo difícil acesso à região. Para restabelecer o serviço na localidade, que fica situada às margens do rio Parnaíba e alagada durante o período chuvoso, é necessário um deslocamento da equipe emergencial utilizando um barco, o que só foi possível pela manhã, para garantir a segurança dos colaboradores envolvidos na manobra. 

O restabelecimento do serviço se deu no início da manhã, após a finalização dos trabalhos.

 

Nataniel Lima 
redaçã[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais