Cidadeverde.com

Teresina oferece atendimento de urgência em 17 estabelecimentos de saúde

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A população de Teresina conta com ampla rede de saúde 24 horas para atendimento de urgência e emergência em 17 estabelecimentos de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com 816 leitos nos hospitais e maternidades. São 10 hospitais distribuídos em todas as zonas da cidade, quatro maternidades, três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A população de Teresina conta também com o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) que funciona no Centro e atende com consultas de 32 especialidades, realiza vários tipos de exames e oferece serviços específicos para diabéticos, fisioterapia, o Centro de Especialidades Odontológica entre outros serviços.

A Prefeitura de Teresina disponibiliza serviços com consultas, cirurgias, internações, exames, vacinas e distribuição de medicamentos para atender as necessidades da população. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destaca que os investimentos na área da saúde são para que a cidade ofereça serviços de qualidade. “A saúde é prioridade para garantir que a população seja atendida a qualquer hora do dia ou da noite e para que Teresina seja referência em saúde”, cita.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informa que os serviços de saúde são planejados e avaliados periodicamente. “Fazemos planejamento de ações e avaliações constantes para identificar todas as demandas da população na área da saúde seja nos hospitais ou na unidades básicas de saúde e definimos como melhorar o atendimento incluindo novos serviços. Por exemplo, nesse período de pandemia da Covid temos dois hospitais exclusivos para pacientes com síndromes gripais que são os dos bairros Monte Castelo e da Santa Maria da Codipi”, diz.

Locais de atendimento:

  • Zona Sul: Hospital de Urgência de Teresina (HUT), UPA do Promorar, Hospital e Maternidade do Promorar, Hospital Municipal da Criança (Parque Piauí), Hospital do bairro Monte Castelo.
  • Zona Norte: Hospital e Maternidade do Buenos Aires, Hospital da Primavera, Hospital Ozeas Sampaio (bairro Matadouro) e Hospital da Santa Maria da Codipi.
  • Zona Leste: UPA do Satélite, Hospital e Maternidade do Satélite.
  • Zona Sudeste: UPA do Renascença, Hospital do Dirceu II, Maternidade Prof. Wall Ferraz (Dirceu II).
  • Centro: O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, com atendimento por agendamento com consultas de 32 especialidades e com o Centro de Especialidade Odontologia (CEO), Centro de Atenção ao Diabético – CAD, distribuição de medicamentos especiais (Alzheimer, Parkinson), Programa de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs-Aids), hormônio de crescimento e puberdade precoce, colostomia e ostomia.

 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.


Da Redação
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais