Cidadeverde.com

Comitê Ciêntifico se reúne para deliberar sobre uso de máscaras no Brasil

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta segunda-feira (14) que está esperançoso quanto a flexibilização do uso de máscaras no Nordeste. O assunto será discutido pelo Comitê Científico Nacional e do Nordeste na tarde de hoje.

A reunião contará com representantes do Comitê Científico do Nordeste, cientistas do Brasil, da Fiocruz, Butantan, Universidades, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde.

“Vamos ver o que diz a ciência, mas eu estou bastante esperançoso. Eu estou animado com a possibilidade. O Piauí, principalmente, atingiu um nível de vacinação elevado e fechamos agora com indicador de óbito, a média que chegou aí até a 49, agora está em dois por dia. Então isso é um dado bom. Nós estamos com praticamente todas as regiões de saúde com queda em internações e na transmissão”, afirmou o governador ao participar do Seminário Conexão Recife-Medellín-Teresina na sede da OAB-PI.

Segundo Wellington Dias, o Comité irá apresentar um plano que leva em conta a atual realidade do país. “O índice de óbitos ainda está elevado, o que que tem a ver com o número de pacientes do passado e o que tem a ver com pacientes mais recentemente? O nível de vacinação está desigual dentro dos estados, como é que a gente trabalha, e mesmo em cada estado dentro dos municípios?”, questiona.

Ainda de acordo com o governador, assim que o comitê se manifestar, o Fórum dos Governadores tomará um posicionamento.

“Por onde começar e o que implanta primeiro? Todo esse detalhamento deve ser apresentado por parte do comitê científico e em seguida estaremos tratando com o fórum dos governadores. Tem uma reunião marcada para dia 22, mas acertamos imediatamente após a apresentação do relatório do comitê científico, a gente chamar uma agenda extraordinária para tratar de medidas que possamos adotar em todo o Brasil”, afirmou.

Várias capitais do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina já liberam o uso de máscaras ao ar livre. Na capital do Piauí, a flexibilização teve início nesta segunda-feira.

Flash Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais