Cidadeverde.com
Cidades

Governo do Piauí beneficia pequenos agricultores de 26 municípios

Imprimir

O governador Wellington Dias participou, na manhã desta terça-feira (15), da entrega de 45 microtratores com enxadas rotativas, realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). Serão contemplados 26 municípios distribuídos em 11 Territórios de Desenvolvimento do Estado.

“Um dos objetivos é garantir a emancipação pela renda, de modo especial das famílias do semiárido com a integração dos programas, em parceria com o Fida e o Governo do Estado. Queremos avançar nessa área de tecnologia, modernização e beneficiamento de produtos. Apoiamos programas de mudas de caju com assistência técnica e agora vamos apoiar para que tenham equipamentos para o beneficiamento desse mesmo caju. Vamos ampliar nossa produção dando condições para que o piauiense possa continuar no campo multiplicando sua renda”, afirmou.

Os equipamentos auxiliarão os produtores no preparo da terra em pequenas propriedades, principalmente em fazendas de hortaliças e legumes. Ele conta com enxada rotativa que nivela e aplica insumos para a plantação. A entrega beneficia 180 famílias de agricultores e agricultoras familiares por meio de 45 entidades representativas. O valor total do investimento é de R$ 894.323,25, resultado de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho (in memoriam).

“É uma inovação tecnológica para a agricultura familiar visando ao aumento da produtividade com baixo custo de manutenção e fácil manuseio, favorecendo as pequenas áreas de cultivo. Serão destinados para famílias que fazem parte das unidades produtivas do crédito fundiário executado pela secretaria, famílias que fazem parte do Viva o Semiárido e do programa de Geração de Emprego e Renda do Campo (Progere II). São produtores que já têm acompanhamento técnico e que já acontece essa integração das políticas públicas do nosso Estado”, explicou a secretária da SAF, Patrícia Vasconcelos.

Para a produtora de São João do Piauí, Verônica da Gama, é um benefício que chegou em um bom momento para o assentamento de 300 famílias. “É uma área irrigada onde produzimos frutas, verduras e com o trator vai facilitar bastante nossa produção que é vendida na feira local”, disse.

A vice-governadora Regina Sousa marcou presença na solenidade e destacou a importância da agricultura familiar para o Estado. “Precisamos modernizar e adequar a agricultura familiar porque é ela que coloca comida na nossa mesa. Vai melhorar a qualidade e quantidade desses produtores”, afirmou.

As cidades beneficiadas serão: José de Freitas, Palmeirais, Nazária, São Pedro do Piauí, União, Teresina, Itaueira, Rio Grande do Piauí, Arraial, Ipiranga do Piauí, São Félix do Piauí, Luzilândia, Piripiri, São Francisco de Assis, São João da Varjota, Jacobina do Piauí, Simões, PIO IX, Sussuapara, Cabeceiras do Piauí, São João da Serra, Corrente, Monte Alegre do Piauí, São João do Piauí, Dirceu Arcoverde e Antonio Almeida.

Da Redação

Imprimir