Cidadeverde.com

'Efeito Sanfona' pode afetar a saúde; veja dicas para evitar reganho de peso

Imprimir


Foto: Roberta Aline

 


Emagrecer talvez seja uma tarefa fácil, mas manter o peso ideal é um dos maiores desafios. Esse vai e vem da balança pode ir muito além da frustração dos quilinhos voltarem, ele pode afetar a saúde trazendo vários riscos, inclusive para o coração.

E esse impacto não para por aí. O famoso 'efeito sanfona' também pode desencadear problemas emocionais como a ansiedade e depressão, por exemplo. Por isso, a importância de evitar dietas mirabolantes.

Segundo o médico e especialista em emagrecimento, Gabriel Almeida, o principal ponto a considerar são expectativas e práticas dentro da realidade de cada um. Dietas extremistas que fogem do seu cotidiano natural, não vão surtir o efeito esperado, pois não faz parte da natureza da pessoa.


Para evitar esse problema de uma vez por todas, seguem cinco segredos:

1 - Entenda os mecanismos que levam você a ter apetite exagerado, como por exemplo o estresse e ansiedade. Uma ótima dica é evitar se colocar neste lugar, quando você consegue entender a causa, o processo para a cura, fica mais fácil.

2 - A base da sua alimentação deve ser composta por produtos orgânicos, consumidos in natura. Isso vai ajudar a ter uma microbiota saudável, o que gera um organismo mais forte e menos suscetível ao efeito sanfona.

3 - Açúcar, o doce veneno. Evite! O açúcar causa o mau funcionamento da leptina, que controla o sistema regulador da fome e da saciedade e o sistema de recompensas, relacionado à sensação de prazer que a comida provoca no cérebro.

4 - Carboidratos: sim, eles podem ser consumidos. Desde que prefira nas versões integrais. Por não serem tão processados quanto suas versões brancas ou refinadas (como o arroz branco), são ótimas fontes de energia e fornecedores de fibras, vitaminas e minerais para o corpo.
 
5 - Um grande fator responsável por esse efeito sanfona com aumento do peso é que, quando os indivíduos perdem peso, perdem tanto gordura quanto massa muscular. Agora, quando ganham peso, acabam ganhando praticamente tudo em gordura.

 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais