Cidadeverde.com

Homens são maioria em Lagoinha do Piauí, aponta teste do Censo do IBGE

Imprimir

Foto: Divulgação/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quinta-feira (17), o resultado do teste do Censo Demográfico realizado no município de Lagoinha do Piauí. De acordo com os dados, na cidade, 51,1% da população é do sexo masculino, enquanto que 48,9% é do sexo feminino, contrariando o que ocorre na maior parte do país.

"Uma curiosidade, observada no teste do Censo, é que Lagoinha do Piauí possui mais homens do que mulheres, ao contrário do que ocorre na maior parte do país. Cerca de 51,1% da população lagoinense é do sexo masculino, enquanto 48,9% é do sexo feminino. Por meio do teste, também foi possível descobrir que 17,5% dos moradores são idosos”, informou o IBGE.

De acordo com o IBGE, o teste foi realizado entre novembro e dezembro de 2021 e nove recenseadores percorreram a zona urbana e rural do município que fica a 90 quilômetros de Teresina.

Ao todo, foram visitados 1.644 endereços, entre residenciais, comerciais, prédios públicos e outros e contados 2.892 habitantes.

Fonte: IBGE

"Dos endereços visitados, os recenseadores do IBGE encontraram 1.010 domicílios ocupados. Dentre estes, não foi possível realizar entrevista em 45, seja por dificuldades em encontrar os informantes ou por recusas explícitas”, relatou o Instituto.

O teste realizado em Lagoinha do Piauí é uma preparação do IBGE para o Censo Demográfico de 2022. Localidades de todo os estados do país também receberam equipes do IBGE.

“Objetivamente o IBGE procurou testar os equipamentos, os sistemas, também foram utilizados todos os protocolos de segurança do combate à Pandemia. Nós também testamos os modos de coleta, como será realizado presencialmente, por telefone e pela internet. Então foi um teste muito proveitoso”, esclareceu o coordenador técnico do Censo, Pedro Andrade.  

O Censo Demográfico irá a campo entre os meses de agosto e outubro de 2022. O chefe da Unidade Estadual do Piauí, Leonardo Passos, informou que mais de 900 mil domicílios deverão ser visitados em todo o Piauí para identificar o número de habitantes e a realidade da população piauiense.   

Aqui no Piauí, o IBGE contratará mais de 2.600 recenseadores para visitar os mais de 900 mil domicílios do estado. É uma grande operação em que nós saberemos a população de cada município, de cada bairro e também as condições de vida da população. Então para fazer o Censo de 2022 nós contamos com o apoio da população, com o apoio da sociedade em geral pois através desses dados será possível elaborar políticas públicas para melhorar a realidade da população”, reforçou.  

Na manhã de hoje (17), os recenseadores devem visitar novamente o município de Lagoinha do Piauí para apresentar os dados à população.

Rebeca Lima (Com informações do IBGE)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais