Cidadeverde.com

Chuva alaga 15 famílias traz doença à zona rural

Imprimir

No povoado Lagoa da Mata, zona rural de Teresina, 15 famílias estão alagadas porque o rio que corta a região transbordou e uma barragem impede o escoamento da água. A localidade está fazendo jus ao nome e as casas estão sendo tomadas por um verdadeiro lago. 

Os moradores estão preocupados com a situação. A água já atingiu as residências e minadouros surgem no meio das casas de taipa e cobertura de palha. As crianças são as que mais sofrem. Quatro delas foram internadas com suspeita de meningite; destas, estão confirmadas com a doença.

A dona-de-casa Maria do Livramento Nunes disse que irá se mudar o quanto antes e já pendurou seus móveis. “A gente tem medo das cobras e estamos sofrendo muito com os mosquitos”, descreve. Segundo ela, em 2008, a situação foi igual. “A prefeitura prometeu resolver a situação, nós ficamos esperando, mas ela não retornou”, indigna-se.

Elizete Cardoso divide sua a casa com mais dez pessoas, sendo oito crianças. Ela teme que seus quatro filhos também contraiam algum tipo de moléstia por causa das chuvas. “Eu tenho medo deles adoecerem como os vizinhos”, afirma.
 

 
Uma equipe de assistentes sociais da Superintendência de Desenvolvimento Rural foi ao local para segundo para avaliar a situação. Segundo Vânia Régis, integrante da comitiva, já foram identificaram 30 famílias que vão precisar de atendimento da prefeitura na região. “Estamos encaminhando o pessoal para o Programa Família Acolhedora. No ano passado foram 50 famílias, e este ano ainda temos mais 20 em potencial”, descreve.
 
Flash de Caroline Oliveira (direto do local)
Redação: Carlos Lustosa Filho
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: