Cidadeverde.com

Piauí tem quase 90% da população totalmente imunizada contra a Covid-19

Imprimir

Fonte: Sesapi

Mais de 2,7 milhões de pessoas já foram vacinadas com duas doses ou a dose única da vacina contra o coronavírus até o começo da tarde desta quarta-feira (06) no Piauí, como mostra o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O quantitativo corresponde a cerca de 89% da população com idade acima dos cinco anos, apta a aplicação dos imunizantes.

Embora a plataforma revele 100% dos residentes dos municípios piauienses já estejam vacinados com pelo menos uma dose, os dados apontam que aproximadamente 332 mil pessoas ainda não completaram seus esquemas vacinais contra a Covid-19, ou seja, pouco mais de 10% de toda a população estadual.

Em relação a dose de reforço, disponível apenas para o público com 18 anos ou mais, o percentual atual está acima dos 47%, ou seja, mais de 1,4 milhão de pessoas ainda não tomaram a terceira dose da vacina contra a doença. O painel ainda constata que 96 municípios piauienses estão abaixo dos 50% nesse quesito. 

Recentemente o professor Emídio Matos, pesquisador da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro do Comitê de Operações Emergenciais (COE) alertou sobre o baixo índice de cobertura vacinal com a dose de reforço no estado, uma vez que isso é fundamental para prevenir a forma grave da doença, inclusive em casos de infecção por suas variantes.

Em Teresina, por exemplo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estima que pessoas vacinadas com a dose de reforço tiveram risco de morte 99,8% menor que pacientes sem a terceira dose durante o pico de transmissão da variante Ômicron. 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais