Cidadeverde.com

Nível do rio Poti aumenta 30cm por conta das chuvas

Imprimir

Os açudes da cidade cearense de Novo Oriente estão sangrando, o que contribui para o aumento de 30 cm no rio Poti de ontem para hoje. Já no Parnaíba, com situação mais estabilizadas, o nível variou 12 cm. Os dados são da Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

A estabilização do Parnaíba se deve principalmente ao fechamento das comportas da barragem de Boa Esperança, ocorrido no domingo. A Chesf está liberando 590 metros cúbicos por segundo desde domingo. A vazão está em 1.950 metros cúbicos por segundo.

As bacias dos rios Canindé e Gurguéia têm registrado grandes índices pluviométricos. É o que provocou o incremento no nível do Parnaíba. A vazão do Canindé ontem alcançou o maior índice deste período chuvoso, 612 metros cúbicos por segundo. Já o Gurguéia atingiu 88,1 metros cúbicos por segundo.

De acordo com o superintendente da Chesf, Airton Feitosa, a situação do Parnaíba está sob controle. “Com o término do período chuvoso a situação tende a se normalizar. Fechamos as comportas de Boa Esperança no domingo e o nível dos rios passam a se normalizar agora. Não corremos riscos de alagamentos”, explica.
 
Já o major John Feitosa, chefe da Defesa Civil Municipal, disse que o aumento no Poti não é preocupante. "A situação está sob controle. Por enquanto não há riscos de alagamentos", afirma.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: