Cidadeverde.com

Mais de 22 mil candidatos fazem prova para seletivo do IBGE neste domingo (10) no Piauí

Imprimir

Foto: Divulgação/TBGE

Acontece neste domingo (10) as provas do processo seletivo simplificado do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o preenchimento de 3 mil vagas no Piauí. Para a prova foram realizadas 22.919 mil inscrições, sendo 14.832 mil candidatos a recenseador e 8.087 mil candidatos a agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS).

Os candidatos às vagas de recenseador farão a prova no período da manhã. Já os candidatos a ACM e ACS, no período da tarde. O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção.

No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente.

A prova para recenseador será aplicada às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração.  Já os candidatos a ACM e ACS farão as provas no período da tarde. Elas serão aplicadas às 14h30 (horário de Brasília) e terão duração de 3h30. 

Os gabaritos preliminares serão divulgados na segunda-feira (11) no site da FGV. O resultado final está previsto para o dia 20 de maio.

As vagas

O IBGE vai selecionar 3.057 servidores temporários para o Censo no Piauí, sendo 2.633 para recenseador, 241 para agente censitário supervisor (ACS) e 183 para agente censitário municipal (ACM). As vagas estão distribuídas nos 224 municípios do estado. 

Os recenseadores do IBGE atuam diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios.O candidato precisa ter o ensino fundamental completo. O profissional ganha por produção. 

Já o ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo. Já ACS e ACM precisam ter o ensino médio completo. Os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais