Cidadeverde.com
Picos

Saúde desenvolve ação de prevenção ao câncer de pênis com colaboradores da Garagem Municipal

Imprimir

Fotos: Maria Ivonete/Prefeitura de Picos

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenadoria de Saúde do Homem, desenvolveu na última quarta-feira (19), uma ação de prevenção ao câncer de pênis. 

A ação foi destinada aos colaboradores da Garagem Municipal de Picos. Pelo menos100 trabalhadores participaram da ação. 
A secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, que esteve acompanhando a equipe falou sobre a campanha.

“Nós estamos promovendo aqui na Garagem uma campanha de prevenção ao câncer de pênis. As nossas equipes da Saúde estão fazendo um curso de capacitação para se aperfeiçoar e buscar conhecimento na Saúde do Homem. Com esse curso eles estão promovendo essas ações com o pessoal, eu sempre costumo dizer que a prevenção é melhor do que o tratamento” acrescentou a secretária. 

Secretária de Saúde - Tatiane Gil

O coordenador da Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo, Andreolly Mark, que é um dos alunos do curso, compartilhou sobre a expectativa da campanha. 

“A gente está realizando essa ação aqui na garagem sobre o câncer de pênis, pois conseguimos atingir muitos homens e a gente percebeu que há muita falta de informação. Orientações como uma boa higienização, usar camisinha no ato sexual, homens que tem problemas com fimose realizar procedimento cirúrgico. E a gente percebe que a maioria dos homens que tem câncer de pênis está naquela população masculina que tem a falta da informação”, afirma o coordenador.

No evento foram emitidos cartões de acompanhamento para os homens, além dos procedimentos como: aferição de pressão, exames de glicemia e testes rápidos. Foi distribuído panfletos contendo informações sobre a doença e como prevenir. 
O gari, Matias Jeremias, participou da ação, contou como se sentiu ao participar da ação preventiva.

“Acho válido quando a Prefeitura ou qualquer órgão que a gente trabalhe tenha essa preocupação com os funcionários, principalmente na questão da prevenção.  A doença se você descobre antes é mais fácil de cuidar. Acho que não devemos ter medo de descobrir. O importante é você descobrir o que é o incomodo para poder tratar, alguns tem cura outros não, mas tem tratamento. E homens devem procurar o Posto de Saúde para fazer os exames de prevenção para diagnosticar o incomodo precocemente, por que bom mesmo é prevenir, fazer os exames, cuidar da saúde que é nosso bem mais precioso”, completa Matias Jeremias.

Da Redação
[email protected]

Imprimir