Cidadeverde.com

Prefeitura de Curral Novo do Piauí declara situação de emergência devido estiagem

Imprimir

Foto: Divulgação/Prefeitura Curral Novo do Piauí

A Prefeitura do município de Curral Novo do Piauí, localizada no sul do estado, declarou situação de emergência por conta da estiagem que atinge o município. O documento foi assinado pelo prefeito Abel Francisco de Oliveira Junior no dia 18 de abril e publicado no Diário Oficial dos Municípios na edição do dia 19 de abril.

Confira decreto

De acordo com o texto, as poucas chuvas dos últimos 90 dias afetaram diretamente os açudes e reservatórios do município, que não foram reabastecidos e estão com volumes baixos.

Em razão disso, a capacidade hídrica da cidade não é suficiente para atender as necessidades dos moradores quanto ao acesso à água potável própria para o consumo humano e animal. Além de não suprir a demanda para a produção agrícola.   

A Prefeitura de Curral Novo acrescentou ainda a dificuldade financeira do município em dispor de recursos para prestar socorro às famílias prejudicadas pela estiagem.

Diante da situação, o prefeito Abel Francisco declarou situação de emergência em toda a extensão territorial da cidade pelos próximos 180 dias e que as despesas decorrentes de ações preventivas do decreto decorrerão da Dotação Orçamentária de reserva de contingência, autorizando-se o desencadeamento de ações emergenciais de respostas aos desastres, até o restabelecimento da normalidade.

 

Rebeca Lima
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais