Cidadeverde.com

Saúde promove segunda etapa de capacitação para diagnóstico clínico da hanseníase

Imprimir

Fotos: Daniel Holanda

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação do Pronto Atendimento Médico (PAM) realizou na manhã desta terça-feira (26) capacitação para diagnóstico clínico da Hanseníase.

O propósito da atividade que está em sua segunda etapa é aprimorar as ações de saúde na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

O coordenador do PAM, Gilberto Valentim, explicou que a capacitação é importante porque vai atualizar os profissionais da Saúde de Picos em relação a hanseníase. 

“A saúde é dinâmica, ela muda sempre, inclusive a gente está fazendo agora a atualização do tratamento da hanseníase, a gente está trazendo profissionais qualificados para fazer a capacitação, a ideia que depois dessa qualificação a gente possa avançar no diagnóstico da doença”, pontuou o coordenador.

A capacitação foi ministrada pelo hansenólogo, Dr. Marco Andrey. Na oportunidade o médico falou sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. 

“É importante alertar o profissional da Atenção Básica que a hanseníase existe, e muita das vezes precisa de um exame clínico mais aprofundado, com mais empenho no sentido de aprofundar mais nessas lesões, principalmente nos sintomas neurológicos como dormência, formigamento e dores nos nervos”, disse o hansenólogo.

Coordenadora Estadual ?Eliracema Alves e Hansenólogo, Dr. Marco Andrey 

 

As capacitações continuarão nos próximos dias com exercícios das práticas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Parque de Exposição, Junco e São Vicente (Posto de Saúde Belinha Nunes).


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais