Cidadeverde.com
Cidades

PPPs já garantiram mais de seis mil empregos para população piauiense

Imprimir

Os benefícios dos projetos de PPP do Piauí não se limitam apenas a promover melhorias nos equipamentos públicos, impactando diretamente a população, mas também investem para garantir benefícios indiretos para os piauienses, um dos maiores sendo a geração de empregos locais. Ao todo, já foram garantidas mais de 6.469 vagas nos mais diversos setores. Para além dos postos de trabalho, as concessionárias se destacam ainda por oferecerem um bom ambiente de trabalho para seus colaboradores.

Por dois anos consecutivos, a Águas de Teresina foi eleita um dos 100 lugares incríveis para trabalhar, segundo a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). Em 2021, a concessionária ficou entre as 100 empresas brasileiras, ocupando a 29º posição nas empresas de médio porte, com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores. O ranking foi elaborado com base na percepção dos colaboradores, que preencheram um formulário de pesquisa sobre o clima organizacional da empresa. A Águas de Teresina possui um quadro de mais de mil funcionários entre efetivos e terceirizados.

Outra concessionária que investe na qualificação para empregabilidade é a Piauí Conectado. Com mais de 600 funcionários diretos e indiretos, a prestadora de serviços é também muito bem avaliada por seus colaboradores. "A Piauí Conectado trouxe para minha vida profissional um vasto conhecimento e qualificação na área de tecnologia da informação, me tornando uma profissional com um olhar além", comenta a supervisora de backoffice, Brenna Rafaelly.

O empenho das concessionárias não se restringe à geração de vagas dentro de seus quadros de funcionários, mas também abrange a qualificação da população em geral para o mercado. É o caso da Academia Cisco Piauí Conectado, voltada para capacitação no setor de tecnologia, área que está em ascensão e conta com bons salários e um grande número de vagas disponíveis pela falta de qualificação dos candidatos. Com cursos básicos e avançados totalmente online e gratuitos, mais de seis mil pessoas já se profissionalizaram através da Piauí Conectado.

O Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi), implantado pelas concessionárias da PPP de Energias Limpas em parceria com a Universidade Estadual do Piauí, também está preparando os jovens para o futuro. O complexo conta com três laboratórios de pesquisa e prática em energias renováveis e uma sala multiuso para a capacitação profissional. "Além de desenvolver pesquisas que contribuam com a Academia e garantir melhoria de vida dos piauienses, o Núcleo é um divisor de águas na qualificação de profissionais em um setor de rápido desenvolvimento no estado, mas que ainda carece de mão de obra especializada", explica o coordenador do Nufperpi, Professor Juan Aguiar.

Da Redação

Imprimir