Cidadeverde.com

Prefeitura busca instituições financeiras para concluir obras em Teresina

Imprimir

A prefeitura de Teresina está retomando os contatos com bancos nacionais e internacionais na busca por financiamentos para concluir obras estruturantes na capital. Uma delas já foi retomada, o viaduto da avenida Barão de Gurgueia, na zona Sul. Para o secretário de planejamento do município, João Henrique Sousa, as obras atrasaram em virtude da pandemia e no rebaixamento da nota de crédito da prefeitura junto ao Tesouro Nacional.

“A prefeitura fechou seu balanço no último ano da administração anterior de forma negativa. Fechamos com 21 milhões negativos. Em consequência disso, quando nós chegamos no final de fevereiro - que é data de apresentar o balanço ao Tesouro Nacional - quando apresentado nós saímos da nota B e fomos para a C. Fomos rebaixados”, disse o secretário.

Segundo o gestor, só após o primeiro ano de mandato, a situação pode ser regularizada e os contatos com instituições financeiras retomados.

“Ao chegar na letra C, nós tivemos que aguardar todo o ano de 21 para saber que resultado nós teríamos no balanço para que pudéssemos pleitear a volta para a letra B. Enquanto isso, os contatos que eram feitos com bancos nacionais e internacionais barravam sempre nisso: vocês não podem, estão na letra C. Foi resolvido, pois a prefeitura no primeiro ano da administração Dr. Pessoa, fechou seu balanço positivo. Nós saímos de 21 negativo para 31 positivo. Fechou positivo. Ao fechar fomos para Brasília e voltamos a B.

Com a situação regularizada, o secretário destaca que o município tenta agora fechar operações financeiras com alguns bancos e retomar os investimentos

“Estamos tratando agora com os Brics. Está praticamente fechado no financiamento de oito grandes escolas em Teresina. O banco francês retomou as negociações e temos agora dia 26 uma reunião em Brasília. O banco do Mercosul voltou a operar conosco e o prefeito vai receber esse banco. É determinação do prefeito retomar todas obras”, garante o secretário.

Foto: Renato Machado

Uma das obras mais importante é o viaduto da avenida Barão de Gurgueia, que já teve os trabalhos retomados. “O viaduto já foi retomado com previsão de inauguração no dia 16 de agosto”, afirmou.

João Henrique Sousa disse ainda que os contatos com os bancos nacionais como a Caixa e o Banco do Brasil também foram retomados.

“Enquanto isso, estão sendo feitos os contatos de forma muito positiva com o Banco do Brasil e a Caixa para retomarem financiamentos e sejam concluídas obras importantes. Elas pararam por um motivo: pararam em 2020 por conta da pandemia e quando nós chegamos em 2021, 95% das empresas que eram detentoras dessas obras, comunicaram a prefeitura que não queriam mais, sob a alegação de que o recurso que estava sobrando não fazia mais a obra”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais