Cidadeverde.com

Após 2 anos, Exposição Anne Frank retoma atividades com Estrela Judaica holandesa

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Depois de dois anos parada, em razão da pandemia de Covid-19, a Exposição Aprendendo com Anne Frank – Histórias que Ensinam Valores retoma suas atividades. Neste ano, a exposição trará como novidade a exibição de uma Estrela Judaica holandesa original.

Em Parnaíba, sede da abertura do evento, a exposição acontecerá entre os dias 10 a 15 de maio no Museus do Mar no Porto das Barcas.

De acordo com o professor e coordenador do Projeto Anne Frank Presente, Randal Vieira, a peça da Estrela Judaica foi doada ao projeto piauiense pela presidente da Casa de Anne Frank, Joelke Offringa, e pelo Instituto Plataforma Brasil (IPB). A estrela era utilizada nas roupas dos judeus para os nazistas conseguirem identificá-los.

Foto: Divulgação/Projeto Anne Frank Presente

“Recentemente ganhamos uma Estrela Judaica holandesa original que era usada por judeus para identificar e para conduzir, então é uma estrela autêntica que veio da Holanda e é uma das novidades na nossa exposição, vamos abrir a exposição com ela e a estrela é uma prova do que aconteceu durante o Holocausto”, explica Randal Vieira.

Além da peça, a exposição é composta por três painéis que apresentam fatos importantes da vida de Anne Frank. O acervo com diversos materiais é composto por réplicas do diário, do anexo secreto onde ela viveu durante dois anos, de fardamentos escolares, materiais do exército holandês, além de cartelas autênticas de racionamento de alimento.

A programação da Exposição Aprendendo com Anne Frank conta ainda com bate-papos sobre diversos temas como a valorização dos direitos humanos e combate à intolerância, exibição de filmes, entre outras experiências.

“Nós vamos abrir a exposição com a minha palestra, na terça-feira (10), às 9h, e durante a semana vamos ter atividades com bate-papo, temos a presença confirmada do músico piauiense Teófilo Lima com uma bate-papo. Vamos apresentar filmes também sobre Anne Frank e outras temáticas”, informa o coordenador do projeto.

Ainda segundo o professor Randal Vieira, instituições que tiverem interesse na exposição, devem entrar em contato com o projeto através do WhatsApp (86) 99411-9879.

A programação completa da Exposição Aprendendo com Anne Frank será divulgada nas redes sociais do Projeto Anne Frank Presente no Instagram e Facebook.

Foto: Divulgação/Projeto Anne Frank Presente

O projeto

O Projeto Anne Frank Presente atua há seis anos visando o aprimoramento pedagógico através da valorização dos direitos humanos e do combate às diversas formas de intolerância.

“Os objetivos do Projeto Anne Frank é incentivar o hábito da leitura através do livro Diário de Anne Frank, que hoje é um dos livros mais vendidos do estado do Piauí devido ao projeto, nós já estamos com oito anos, e conscientizar sobre os hábitos da intolerância, seja por causa da cor, da orientação sexual, da religião, que infelizmente acometido durante o Holocausto e que se perdura até os dias de hoje, então o nosso trabalho é esse”, ressalta o coordenador Randal Vieira.

 

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais