Cidadeverde.com

Sancionada lei que cria Rota Turística dos Sítios na cidade de Teresina

Imprimir

Foto: Rômulo Piauilino/Semcom

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), sancionou nesta quarta-feira (4) a lei que cria a Rota Turística dos Sítios de Teresina, com a participação de 16 empreendimentos, com o objetivo de criar uma rede para incentivar o turismo na zona rural da capital.

Antes do projeto ser criado, uma equipe do Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) realizou visitas a vários empreendimentos, para identificar os que possuem estrutura para atender turistas e assim criar uma rota turística na zona rural de Teresina.

Para a criação da rota foram cadastrados 16 empreendimentos que estão regularmente cadastrados junto a Prefeitura de Teresina e que assinaram um Termo de Adesão para que sejam incluídos no Guia de Informações Turísticas Rota dos Sítios de Teresina, que terá todos os dados sobre os empreendimentos, como localização, dias e horários de funcionamento e atividades realizadas, entre outros.

Um projeto de lei foi criado e encaminhado para a Câmara de Teresina, onde foi aprovado. A proposta foi sancionada nesta quarta-feira pelo prefeito de Teresina.

“Hoje foram apresentadas aqui as rotas de turismo. A responsabilidade da prefeitura é dar infraestrutura aos médios e grandes investidores. Dos pequenos e microempreendedores, a prefeitura tem que estar mais próxima investindo na parte econômica para eles sobreviverem, e é isso que vamos fazer”, disse o prefeito.

Com a lei sancionada, os roteiros elaborados serão repassados aos agentes de viagem, para comercialização, e a Secretaria de Comunicação da prefeitura (Secom) promoverá uma campanha para divulgação da rota, com as devidas informações para a população conhecer melhor esses espaços.

A prefeitura ainda se comprometeu a ajudar os empreendimentos, como por exemplo, na melhoria dos acessos, com pavimentação, sinalização, iluminação, coleta de lixo, entre outras coisas.

Foto: Semcom

Os empreendimentos participantes são: Rota dos Ipês: Fazendinha Bernard’s, Kitanda Petit, Jóquei Clube, Trapos & Fiapos, Kingo Parker e Fazenda Novo Rancho; Rota do Gavião: Fazenda Vale do Leite, Sítio Alegria, Haras Ninizo, Sítio do Didi, Cantinho do Sonhador, Titara Park e Araxá Bike Park; Rota do Lago: Restaurante Sítio e Mirante do Lago; e Rota da União: Casa do Beiju e Paradise Cable Park.

Empresários comemoram iniciativa

De acordo com empresário Paulo Petit, a proposta ajuda os empreendedores, que buscavam esse incentivo para o turismo na zona rural.

“Isso era algo que a gente sonhava, que não estava ainda formatado, mas para cada um dos 16 empreendimentos que aqui estão, era uma coisa que a gente até tentava buscar sozinho, cada um pensando se iríamos abrir uma associação ou como a gente iria fazer. A prefeitura tomou de conta, e disseram que iriam fazer. É algo muito importante para ao empreendedor rural. Aqui é um marco. Se a coisa funcionar, como a gente espera que funcione, onde o prefeito disse que vai trazer recursos, vai ser bom para todo mundo”, afirmou.

Segundo o empresário, muitos sítios da região possuem muito mais estrutura que locais de outros estados que são visitados pelos piauienses, mas a falta de conhecimento atrapalhava e que agora ele espera que ocorra uma valorização desses espaços.

“Vai ser bom para o turista. Eu falo o turista de Teresina mesmo, que sai da cidade para o interior, para curtir, para viver experiências gastronômicas, hotelaria, o potencial que Teresina tem na zona rural. Às vezes você sai daqui para o Ceará, mais de 300km, gastando gasolina, e às vezes lá não tem o que você tem aqui. É preciso conhecer, então esse projeto vai fomentar toda a cadeia produtiva”, disse Paulo Petit.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais