Cidadeverde.com
Política

Marcelo Castro será o relator-geral do Orçamento da União de 2023

Imprimir

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador piauiense Marcelo Castro (MDB) foi escolhido para ser o relator-geral do Orçamento da União em 2023. A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) foi instalada na quarta-feira (04) no Congresso Nacional. 

Como relator, Marcelo Castro ressaltou a necessidade de haver equilíbrio e explicou que o projeto da Lei Orçamentária Anual deve ser enviado pelo governo federal ao Congresso até 31 de agosto e só então será analisada e aprovada pela Casa.

“Não sabemos ainda qual é a proposta que o governo vai enviar para que a gente possa debruçar sob esses números e, evidentemente, fazer modificações que julgarmos que sejam necessárias. Naturalmente, dentro de uma ampla composição com os líderes partidários, tanto da Câmara como do Senado”, destacou o parlamentar. 

Marcelo Castro alertou que a Comissão deve aumentar o cuidado com os recursos públicos diante de um momento de crise. 

"É uma responsabilidade fazer um Orçamento para nosso país em um momento de grande dificuldade que estamos passando, quando investimentos públicos tão necessários são ano a ano cada vez mais escassos. Talvez seja este o Orçamento mais exíguo, mais curto, de menos investimento da nossa História", disse.

O presidente da Comissão ainda prometeu manter a austeridade e responsabilidade fiscal na elaboração do Orçamento de 2023. 

"Nosso desafio para este ano é elaborar um Orçamento para o próximo ano respeitando e honrando os princípios de austeridade e responsabilidade fiscal. O cobertor é curto e as responsabilidades são imensas", afirmou.

 

 

 


Paula Sampaio (Com informações da Agência Senado)
[email protected]

Imprimir