Cidadeverde.com

Campeonato Piauiense 2023 deve ter VAR em jogos das finais

Imprimir

Foto: CBF

O Campeonato Piauiense 2022 mal encerrou, mas já existe a expectativa em torno de melhorias da competição para o próximo ano e principal delas seria a presença de VAR, no caso o famoso arbitro de vídeo nos dois jogos da grande final em 2023. De acordo com a comissão piauiense de arbitragem a ideia chegou a ser tentada este ano, mas houve incompatibilidade de dadas, mas para 2023 é algo mais real. 

"Estamos trabalhando para isso. Infelizmente na final desse ano coincidiu com o jogo Altos x Flamengo no domingo e alguns jogos da Série A e B e com isso ficou inviável. A intenção é minizar os erros em especial em jogos deicisivos da competição. O que nos motivou a buscar o VAR foi ver vários estaduais do nordeste e estados vizinhos sendo utilizados como na Bahia, Pernambuco, Maranhão e Ceará", explicou o presidente da comissão de arbitragem do Piauí, José Steifel. 

O Piauiense desse ano foi marcado mais uma vez por inúmeras criticas em torno de decisões da arbitragem local. Inclusive, alguns jogos da fase de mata mata contou com arbitragem de outros estados por pedido dos próprios clubes. 

De acordo com o José Steifel, para os dois jogos da grande final entre Parnahyba x Fluminense que sagrou o Fluminense campeão após os 180 minutos houve tentativa de VAR, mas pelo fato do jogo da final ter acontecido no sábado (30) teve incompatibilidade com a agenda da empresa responsável pelo equipamento. Steifel também não descarta a possibilidade de tentar a presença do VAR em jogos além das finais, no caso, nas semifinais também. 

O VAR já foi adotado pela maioria dos campeonatos nacionais e nos campeonatos regionais e estaduais aos poucos vem sendo utilizado. A intenção é reduzir ao máximo os erros dentro dos 90 minutos de jogos e também facilitar a condução do arbitro principal na tomada de decisões. 

No Piauí, apenas o Altos teve um jogo com arbitro de vídeo, que foi quando enfrentou o Vitoria-BA, nas quartas de final da Copa do Nordeste do ano passado. 

 

 

Pâmella Maranhão
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais