Cidadeverde.com

Hospital de Teresina se prepara para atender caso de gripe suína

Imprimir
Cidade do México: mulheres rezam pelo fim da epidemia da doença
 
O Piauí já está em alerta para casos suspeitos de gripe suína, ou gripe norte-americana. Tanto a Prefeitura de Teresina como o Governo do Estado já realizaram reuniões para traçar estratégias de como combater a doença, que já conta com 20 casos suspeitos em oito estados, um na Bahia e dois no Rio Grande do Norte. Nesta quarta-feira (29), cerca de 200 profissionais do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela vão passar por treinamento, segundo o infectologista Pedro Leopoldino.
 
"Estamos dotando o hospital de vagas para um possível caso de gripe suína", disse Leopoldino, que confirmou o risco de pandemia já admitido pela Organização Mundial de Saúde. A doença, que surgiu no México, já tem casos confirmados até na Oceania. "A gripe suína está no estádio 4, com pequenos focos comprovados de transmissão de pessoa a pessoa. Isso mostra que o vírus já se adaptou ao ser humano. O estágio 6 é o de pandemia", explicou o infectologista, em entrevista no Jornal Cidade Verde.
 
O secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho, está em Brasília, mas as ações já começaram no Piauí. Uma reunião às 9h desta quarta, na sede da secretaria, irá definir ações com a Vigilância Sanitária, Infraero, Secretaria de Desenvolvimento Rural e outras pastas. Serão apresentados protocolos técnicos a serem seguidos em cada área, por criadores, prefeituras, profissionais de saúde, e a própria população.
 
Metrô na Cidade do México: população se protege como pode
 
Na manhã desta terça-feira, a reunião foi na Fundação Municipal de Saúde, com representantes do Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa -, Governo do Estado e Hospital Natan Portela. Uma das medidas tomadas foi a implantação do projeto Sentinela, hoje no hospital do Dirceu Arcoverde II, zona sudeste, para os demais da rede municipal, além do Hospital de Urgência de Teresina. Os casos de gripe serão monitorados com coleta de material com suspeita de gripe comum.
 
De acordo com a coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, não há motivos para pânico, e a manutenção de hábitos saudáveis, com alimentação balanceada, para tornar o organismo resistente a qualquer doença. "Aconselhamos os pacientes a não assoar o nariz na camiseta e lenços de pano, pois assim o vírus se dissemina com maior facilidade. O correto é sempre expectorar em lenços descartáveis e lavar bem as mãos com água e sabão", explicou.
 
Dentre os sintomas da gripe suína estão febre deve pelo menos 38ºC, com tosse, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, e desconforto respiratório.
 
Simplício Júnior (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Cidadeverde.com)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: