Cidadeverde.com

Doença celíaca: problema acomete duas mulheres a cada homem

Imprimir


Foto: Freepik

 

Uma doença crônica que ataca o intestino delgado, de característica autoimune. Essa é a doença celíaca, causada por exposição ao glúten, proteína encontrada em cereais como trigo, centeio, cevada e o malte. 

Segundo o Ministério da Saúde, ela atinge pessoas de todas as idades, mas compromete principalmente crianças de 6 meses a 5 anos.

Estudos revelam também que o problema acomete duas mulheres a cada homem. A data tem como objetivo promover a melhoria nas taxas de diagnóstico.

Como se trata de uma doença autoimune, ou seja, que ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo, ainda não tem cura. O principal tratamento é uma dieta rigorosa, com restrição de glúten, que pode ajudar a controlar os desconfortos e promover a cicatrização intestinal.


Quais são os sintomas da doença celíaca?

Em geral, os sintomas aparecem entre os seis meses e dois anos e meio de vida. No entanto, isso não é regra. Portadores da doença podem manifestar os sintomas na fase adulta, são eles:

-diarreia ou prisão de ventre crônica;
-dor abdominal;
-inchaço na barriga;
-danos à parede intestinal;
-falta de apetite;
-baixa absorção de nutrientes;
-osteoporose;
-anemia;
-perda de peso e desnutrição.
 

Como é o diagnóstico da doença celíaca?

O diagnóstico é feito por exame clínico, com médico especialista, que vai analisar os sintomas. Biópsia do intestino, por meio de endoscopia, exames de sangue e/ou dieta restritiva sem glúten também podem ser requeridos pelo médico.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece seis procedimentos indicados para o diagnóstico da doença celíaca. São os seguintes métodos: consultas médica em atenção básica, consulta médica em atenção especializada, dosagem de imunoglobulina a (IGA), dosagem de anticorpos antitransglutaminase recombinante humana (IGA), esofagogastroduodenoscopia e exame anatomo-patológico para congelamento/parafina por peça cirúrgica ou por biopsia (exceto colo uterino e mama).


Como é o tratamento da doença celíaca?

O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten. Quando a proteína é excluída da alimentação, os sintomas desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente por toda a vida. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.


Contaminação cruzada

A contaminação cruzada ocorre quando há transferência direta ou indireta de contaminantes físicos, químicos ou biológicos de um alimento, utensílio, vetor ou manipulador para alimentos que serão consumidos.

Pode ocorrer nas diferentes etapas do processo de produção do alimento: pré-preparo, tratamento, armazenamento, transporte, serviço. São fontes de contaminação: esponjas, panos de prato, colher de pau, óleo para fritura, dentre outros.


Fonte: Ministério da Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais