Cidadeverde.com

Cajueirenses participam de evento voltado ao controle da pressão arterial

Imprimir

A Prefeitura de Cajueiro da Praia, por meio das Secretaria Municipais de Saúde e de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (17), mutirão de atendimentos com os cuidados de saúde e assistenciais para as pessoas que possuem hipertensão arterial. A ação aconteceu na Unidade Escolar Oscar Lima.

Foram disponibilizados os serviços de aferição da pressão arterial, peso, glicemia, antropometria (medida das dimensões físicas de uma pessoa), atualização de cartão de vacina, educação em saúde e capoteria (capoeira na atividade física).

“O combate a hipertensão arterial está fundamentado na garantia do bem estar e da qualidade de vida e em evitar as complicações que podem ser fatais. Por isso alguns cuidados básicos devem ser atribuídos para afastar as chances dos comprometimentos de piora no quadro da doença. O serviço de saúde pública tem como fundamento o atendimento à saúde básica assistencial. Nesse propósito, o enfermeiro tem papel de educador na motivação do paciente e fortificando a adesão do tratamento pelo paciente”, explica enfermeira de Estratégia Saúde da Família, Sandra Carla.

A capoterapia, ressalta a profissional de saúde, tem o intuito de proporcionar várias habilidades que podem ser praticadas no dia a dia da pessoa hipertensa, que pode ser feita em casa, favorecendo a adesão dos exercícios e proporcionando qualidade de vida

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cajueiro da Praia.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais