Cidadeverde.com

CCJ aprova indicativo de projeto de lei que aumenta piso salarial de fisioterapeutas do Piauí

Imprimir

Foto: João Albert/Ascom

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, nessa terça-feira (24), o projeto de indicativo de lei, de autoria do deputado estadual Fábio Novo (PT), que aumenta o piso salarial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Piauí. Nesta quarta-feira (25), o projeto foi aprovado no plenário e segue para análise da governadora Regina Sousa.

“Tivemos mais de 40 projetos aprovados pela CCJ e entre eles o indicativo que reajusta o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Piauí em R$ 3600. No passado, apresentamos a aprovamos a lei do piso da categoria, no valor de R$ 2500, e agora estamos propondo esse reajuste”, destaca o deputado Fábio Novo.

Para o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de 14ª Região – CREFITO 14, Rodrigo Amorim, essa é uma grande conquista para os 4500 profissionais da área que atuam no Piauí. “Acreditamos que a lei será sancionada e, desde já, agradecemos pelo apoio do deputado Fábio Novo por esse e inúmeros projetos apresentados em benefício da nossa categoria”, afirma.

Em dezembro de 2021 foi aprovado o projeto de lei 191/2020, de autoria do deputado estadual Fábio Novo, que dispõe e regulamenta sobre a permanência do profissional fisioterapeuta nas maternidades públicas e privadas do Piauí. A lei foi sancionada em janeiro deste ano e o Piauí passou a ser o primeiro estado do Brasil a exigir essa obrigatoriedade.

“O profissional fisioterapeuta possui requisitos importantes para auxiliar no cumprimento dos preceitos para um parto humanizado, prestando assistência e oferecendo recursos que contribuem na autonomia das mulheres grávidas. Além disso, são aliados importantes na prevenção da violência obstétrica. Essa é mais uma conquista para garantir a saúde e o bem-estar das mulheres do nosso Piauí”, conclui o deputado Fábio Novo.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais