Cidadeverde.com

Piauí sediará etapa do campeonato Brasileiro de Tiro Prático

Imprimir

Foto: Divulgação

No próximo dia 28 de maio de 2022 o Piauí sediará a Terceira Etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro Prático, modalidade IPSC – CLS. O Evento será realizado no Clube de Tiro Black Bull, onde também haverá disputa de Tiro ao Voo na modalidade Percurso de Caça. De acordo com os organizadores da competição, os resultados serão lançados simultaneamente em todo o país, oportunidade em que se conhecerá os campeões de cada divisão do tiro prático, na etapa.

A competição inicia às 09 horas da manhã do dia 28 de maio, no Clube de Tiro Black Bull e encerra às 17 horas, com a premiação prevista para acontecer às 18h. 53 atletas já estão inscritos e disputarão as modalidades Standard, Production, Ligth, Revolver e Percurso de Caça. Também haverá torneio interno do Clube, com premiação específica para cada uma das modalidades já descritas. 

De acordo com o diretor de prova e árbritro Adir Guilherme, é a segunda vez no ano e a primeira vez que Teresina sedia o evento, cujas pistas de tiro e árbitros são homologadas e certificados pela Confederação Brasileira de Tiro Prático. “Conseguimos ter a quantidade de árbitros oficiais exigida pela confederação para sediar uma etapa do campeonato brasileiro de IPCS CLC, é um avanço muito importante para o esporte pois colocaremos o tiro do Piauí no cenário nacional, a partir da construção de eventos como esse”, explica Adir Guilherme, Ranger Master da Competição.

O que é IPSC? 

O Tiro Prático como esporte se originou no sul da Califórnia no anos 50. Inicialmente, as provas eram uma mistura de desafios que envolviam sacar a arma rapidamente, vencer ou contornar obstáculos de modo a poder visualizar os alvos. Em 1976 foi fundada a IPSC (International Practical Shooting Confederation) por representantes de nove países onde o esporte começava a se popularizar. O Coronel Americano Jeff Cooper (falecido em 2006), que é considerado como o "pai" do esporte, eleito como primeiro presidente da IPSC. Neste evento, conhecido como "Conferência de Columbia", foi dado início a criação de um corpo administrativo e ao processo de padronização e divulgação das regras.

 O IPSC é um esporte dinâmico e desafiador, que exige que o esportista execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão utilizando armas com potencia ajustadas ao regulamento. Além de o atleta ter que se movimentar muito, a distância e as configurações de cada pista são sempre diferentes.

 As competições de IPSC são organizadas levando em consideração o Motto da prática: “Diligentia, Vis, Celeritas” (DVC), que significa “Precisão, Potencia e Velocidade”. Nelas, O árbitro (Ranger Officer – RO), sinaliza o início da série e acompanha de perto o atirador a fim de zelar pela segurança e pelo cumprimento das regras. A pontuação da pista é obtida dividindo-se o total de pontos obtidos pelo tempo gasto. Ganha a prova aquele que obtiver o maior número de pontos.

 Hoje em dia, a International Practical Shooting Confederation (IPSC) organiza e regulamenta as provas de IPSC com a utilização de armas curtas (handgun), longas (shotgun) e rifle, que são promovidas em mais de noventa países, chamados de “Regiões”, da Argentina ao Zimbábue. Todos os anos os Diretores Regionais destas Regiões se reúnem para a Assembleia Geral da IPSC.

 

 

 

Da Redação 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais