Cidadeverde.com

Feira Ambiental oferece serviços à comunidade neste domingo (5)

Imprimir

Além de marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a primeira edição da EcoThe, feira sustentável realizada pela Prefeitura de Teresina, através da Semam, vai oferecer diversos serviços aos visitantes no Parque Matias Matos, no Mocambinho, onde será realizada em dois turnos: de 8h às 11h e de 16h às 20h.

São 20 estandes, mas quase 30 expositores, entre empresas públicas e privadas, startups e ONGs. No da Equatorial, aberto nos dois turnos, materiais recicláveis, como plástico, metal, eletrônicos e papel, podem ser trocados por descontos na conta de luz. E lâmpadas usadas ou queimadas trocadas por lâmpadas LED novas.

A equipe da empresa de abastecimento Águas de Teresina vai mostrar com uma composteira caseira como armazenar em casa restos de alimentos e transformá-los em adubo. E ainda criar uma horta caseira com este material. A Defesa Civil fará uma simulação de princípio de incêndio que vai entusiasmar a criançada fã de filmes de ação, mas trará também importantes dicas sobre como lidar e evitar uma situação deste tipo.

“Pensamos em oferecer não apenas um dia agradável em família, mas também experiências que também mostrem como a prática da sustentabilidade e da educação ecológica é muito mais simples do que parece e facilmente aplicável ao nosso dia a dia. São pequenas atitudes e cuidados que fazem a soma que precisamos para mudar o planeta”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Luis André de Arruda Mont’Alverne.

Serviços para os visitantes

Quem se dispuser a levar óleo de cozinha usado ao estande do Indama poderá vender cada 900ml a R$1,50. Presidida pela advogada Dárcia Alencar, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB Piauí trocará 1kg de ração pet por mudas frutíferas. A ração arrecadada será doada a ONGs ligadas à causa animal.

A pressão arterial poderá ser aferida por estudantes dos cursos de Saúde da Faculdade Santo Agostinho e no espaço da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, SMPM, serão exibidos e vendidos a preços simbólicos brinquedos feitos a partir de materiais reciclados. O lucro será revertido para ações sociais da secretaria pilotada por Gabriela Rodrigues.

Mudas e hortaliças estarão à venda no estande da Garagem Orgânica, que vai expor uma horta ecológica que promete inspirar quem está pensando em se aventurar a plantar suas próprias verduras e legumes.

Ações de combate ao mosquito da dengue e ao calazar serão explicadas de forma simples e didática pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Teresina. Informações sobre turismo ecológico e as belezas do Piauí poderão ser encontradas na tenda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo, SEMDEC, e Universidade Estadual do Piauí, UESPI.

Semana de atividades

Realizada pela Prefeitura de Teresina, através da SEMAM, a I EcoThe conta com apoio da Secretaria de Educação, SEMEC; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SEMDEC; plataforma Mobieduca.Me e Solar Machado Engenharia.

De segunda (6), à quinta (9), a programação tem continuidade com a Semana do Meio Ambiente. Confira abaixo:

Segunda (6)

Plantio e distribuição de mudas oferecidas pela SEMAM

Local: Escola Municipal Jonas Pereira da Silva – Bairro Novo Horizonte

Horário: 9h30

Terça (7)

Mutirão de limpeza no Rio Parnaíba

Local: Av. Maranhão, próximo à Equatorial

Horário: 8h

Quarta (8)

Tour guiado por alunos do Curso de Turismo da UESPI / Atividades infantis com material reciclável

Local: Parque da Cidadania

Horário: 17h

Quinta (9)

Plantio na Lagoa oferecido pelo IFPI

Local: Parque Ambiental Matias Matos – Mocambinho

Horário: 8h

Trilha Ecológica oferecida pela SEMDEC

Local: Parque da Cidade, sede da SEMAM

Horário: 8h

 

 

 

Da Redação 
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais