Cidadeverde.com
Picos

Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com manuseio de fogos de artifício

Imprimir

Foto: AM Press & Images/Folhapress

O mês de junho chegou! Período junino, onde o uso de fogos de artifícios aumenta consideravelmente e os riscos de acidentes também. O comandante da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos, tenente Rangel, alerta para cuidados com manuseio desse artefato explosivo.

“Os cuidados com os fogos de artifícios já devem começar na compra. O Corpo de Bombeiros orienta que se deve comprar num local especializado para essa venda e regularizado pelo Corpo de Bombeiros, afinal é um produto perigoso, tem explosivos”, explica tenente Rangel.

No ato da compra, o consumidor deve ter atenção especial com o certificado de garantia, observar a data de vencimento e o tipo de fogo que se está comprando, pois é estabelecida a faixa etária para cada um deles. 

Outro alerta importante é com o momento de soltar o fogo de artifício. O ambiente escolhido precisa ser em local aberto e evitar que o material fique suspenso nas mãos. 

“Quando for soltar evitar deixar suspenso nas mãos, deixar fixo em muros, cercas. Precisa ser um local aberto, evitar de redes elétricas, que crianças se aproximem para evitar incêndio florestal. Quem for manusear o artefato não deve estar sob efeito de álcool”, reforça o comandante.

O Corpo de Bombeiros ainda ressalta que no município de Picos, este ano, não foram registradas ocorrências de acidentes ocasionadas pelo manuseio de fogos de artifícios. Porém, a população deve ficar atenta para os cuidados.

Paula Monize
[email protected]

Imprimir