Cidadeverde.com

Casos de Covid sobem e junho já registra quase o dobro das notificações de maio

Imprimir

Foto: Breno Moreno

O coronavírus voltou a assustar o piauiense. O aumento de casos da covid-19 tem chamado a atenção das autoridades em saúde. Para se ter uma ideia do avanço da doença, os 131 casos registrados nos primeiros dez dias de junho, representam quase o dobro de todas as notificações realizadas em maio. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi).

Só nos últimos três dias foram registrados 125 casos. O maior número de notificações aconteceu na terça (7) onde foram confirmados 75 casos de Covid-19.

O aumento repentino de casos fez o Comitê de Operações Emergenciais (COE) de Teresina voltar com a obrigatoriedade no uso de máscaras em centros de saúde a partir de segunda-feira (13). 

Segundo o COE, houve um aumento de 385% dos casos confirmados da covid nos últimos dias. Já a taxa de positividade de testes diagnósticos subiu de 19% para 27%. Os números  indicam uma aceleração na transmissibilidade da doença na capital, embora o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) tenha permanecido baixo e o número de óbitos tenha se mantido estável e em patamar baixíssimo, provavelmente como reflexo da imunização.

“Teresina teve um aumento expressivo de casos de Covid nos últimos dias. Resolvemos solicitar que a prefeitura emita um decreto para a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os estabelecimentos de saúde. Recomendamos para as pessoas a atualização do cartão vacinal, para que elas tomem a terceira e quarta dose da vacina contra a Covid”, afirma Walfrido Salmito, infectologista e membro do COE municipal. 

O COE recomenda ainda uso de máscara em locais com até 500 pessoas e locais de grande aglomeração.  

Em Teresina, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados foi revogada em 28 de março deste ano, após queda dos índices de contaminação e de mortes causadas pela Covid-19.

Vacina no sábado e domingo

Neste sábado, haverá vacina contra a covid-19 em Teresina. Serão sete pontos. Um deles, das 9h às 17h, vai funcionar no Teresina Shopping, que irá contemplar diversas etapas da campanha: primeira, segunda e terceira dose (para pessoas a partir dos 12 anos), além do segundo reforço/quarta dose (para pessoas de 18 anos e mais). Além disso, será ofertada a vacina da gripe para todos os grupos prioritários que têm direito ao imunizante, exceto as crianças – que podem receber nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Outro local disponível no sábado (11) será o Hospital Universitário, que recebe crianças de cinco a 11 anos de idade para a vacinação contra a covid. Assim como no Teresina Shopping, o horário de funcionamento da sala é das 9h às 17h. 

Além destes locais, no sábado (11) e domingo (12) cinco UBS estarão abertas das 7h às 19h. Nestes locais, será ofertada não apenas a vacina contra a covid infantil, como também a vacina do sarampo (para crianças de 6 meses a menores de 5 anos), gripe (para todos os grupos prioritários) e também outras vacinas do calendário de imunização.

Hérlon Moraes (Com informações da Sesapi e FMS)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais