Cidadeverde.com

Semam inicia ações de combate a dengue em parques municipais de Teresina

Imprimir

Foto: Divulgação/Semam

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam), iniciou uma ação de limpeza em todos os parques ambientais coordenados pela pasta em Teresina. A medida tem como objetivo a eliminação de focos do mosquito aedes aegypti, agente transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

“O trabalho que a SEMAM está realizando em seus parques consiste nos serviços de manutenção, principalmente limpeza, com a remoção de resíduos sólidos que, infelizmente, são deixados ali. E como o período de chuvas está chegando ao fim, a Semam escolheu esta época para limpar e manter protegido o material biótico dos parques — ou seja, tudo o que compõe um ecossistema, também combatendo a epidemia da dengue”, afirma Claudinei Feitosa, gerente executivo da Semam.

A ação foi iniciada no Jardim Botânico, zona Norte da capital, onde foi detectado grande volume de resíduos descartados pelos moradores do entorno do parque. “Esse trabalho vai continuar nos demais parques, tendo o cuidado de, não somente resguardar o patrimônio biótico, quanto evitar que nestes locais fiquem resíduos ou restos de materiais que possam contribuir para alastrar a epidemia da dengue”, complementa Claudinei.

A gerente executiva da Semam Concita Cardoso, lembra  a importância de todos fazerem sua parte para ajudar a população. “Essa é uma das muitas iniciativas que faremos em prol da população. É de suma importância a participação da população no combate ao mosquito aedes aegypti. Essa ajuda pode ser dada por meio da observação e eliminação de eventuais focos. Trabalhar pelo combate à dengue vai além da ação dos agentes epidemiológicos. É imprescindível o comprometimento da comunidade, que deve manter todos os cantos de suas casas, jardins e quintais livres de locais propícios à proliferação dos mosquitos”, ressalta a gerente.

Até o fim de junho, recebem a ação da Prefeitura e Semam os Parques da Macaúba, Encontro dos Rios, Cidadania, Matias Matos, Samambaia, Parque da Cidade e o Parque das Crianças, o caçula da lista, inaugurado em fevereiro deste ano.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais