Cidadeverde.com
Últimas

Após recapeamento asfáltico nas laterais da BR-316, comerciantes estão otimistas com vendas

Imprimir

Fotos: Paula Monize/cidadeverde.com/picos

Comerciante Hiego Guilherme Marques Lima

Após mais de três anos, as vias laterais da BR-316 na altura do bairro Bomba, em Picos, receberam recapeamento asfáltico nos últimos dias. O serviço de recuperação da malha urbana tem animado os comerciantes que atuam na área devido o aumento no fluxo de clientes.

A obra que está em fase de conclusão recapeará 1000 metros quadrados com asfalto CBUQ. O serviço está sendo executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O supervisor da unidade do DNIT de Picos, Elvo Marton Lima, explicou que no trecho recuperado ainda serão feitos reparos no asfalto devido às chuvas.

“Iremos prosseguir com reparos nos locais que a chuva estragou. Além disso, vamos recuperar o trecho próximo à rótula do Dular e da agência da Caixa. Falta também o complemento de 1 metro a 1,5 metro na via lateral sentido Picos-Teresina, assim também reparar caixas de lobo”, disse Elvo Marton Lima.

Trecho recuperado no bairro Bomba sentido Picos-Teresina

Comércio começa a reagir

A família do comerciante, Gilvan Francisco da Silva, há 50 anos possui um estabelecimento no trecho. Segundo ele, o recapeamento vai melhorar o fluxo de clientes que não estavam mais frequentando o comércio na Bomba.

“Para gente é uma alegria, já sofremos muito com o problema dos buracos. No verão era poeira, no inverno lama, trazendo muitas consequências pra gente. No entanto, agora fizeram o serviço e ficou muito bom e acredito que vai melhorar bastante o trânsito, o comércio. As pessoas antes não estavam nem conseguindo chegar nos restaurantes, casas de peças”, frisou Gilvan Francisco.

 Gilvan Francisco da Silva 

Quem também está otimista com a possibilidade no aumento das vendas é o proprietário de um restaurante, Hiego Guilherme Marques Lima. O jovem empreendedor reforça que o comércio local começa a se fortalecer.

“Acabou todo aquele transtorno de poeira, buraco. Reclamações de clientes não temos mais, um serviço que foi feito bem rápido no trecho de um balão à outro. O comércio começa a tomar forças novamente, andar mais e começa a movimentar um pouco mais”, pontuou.

Hiego possui restaurante há 6 anos no bairro Bomba

Nova aplicação de asfalto

O supervisor do DNIT de Picos, Elvo Marton Lima, explicou que até o final do ano uma empresa deve ser contratada para aplicar uma nova camada de 3 centímetros em toda a extensão das vias laterais da rodovia.

“Iniciamos processo para que até o final do ano seja contratada empresa para dar outra capa de 3cm em toda a extensão das vias laterais. Esse serviço está dentro do contrato de conservação da BR-316. O atual contrato termina em setembro”, enfatizou.

A deterioração da pavimentação nas vias laterais ocorreu após uma obra de drenagem que foi concluída há pouco mais de ano.

Após a conclusão da obra de drenagem, em outubro de 2020, foi iniciada a obra de recapeamento asfáltico no trecho do bairro Paraibinha. Com o passar do tempo, o serviço de restauração chegou até o bairro Boa Sorte. Nesse período, os trabalhos foram paralisados e retomados em agosto de 2021 e nos últimos 10 dias contemplaram trecho do bairro Bomba.


Paula Monize
[email protected]

Imprimir