Cidadeverde.com

Decreto que obriga uso de máscaras em locais fechados será publicado nesta quarta-feira

Imprimir

O decreto que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados em todo o piauí deve ser publicado no Diário Oficial nas próximas horas. Inicialmente, o texto seria publicado na noite de ontem (14), mas precisou passar por adequações sugeridas por membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE). 

Além de regulamentar o uso obrigatório de máscara, o documento que vai ser publicado nesta quarta-feira(15) também vai trazer orientações específicas para escolas e universidades, das redes pública e privada. O objetivo é reforçar as recomendações e os protocolos devido ao avanço de casos de covid-19 nesses ambientes. 

O novo decreto também deve contar com recomendações relacionadas aos gestores sobre a vacinação. A ideia é buscar alternativas para garantir que haja a subida dos indíces de aplicação da 3ª e da 4ª dose.

A Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amelia Costa, que também é membro do COE, alerta que a queda na procura pelas doses de reforço tem acontecido na capital e no interior. 

"Em todo o Piauí, temos relatos das areas de saúde que as pessoas não estão complementando a terceira dose e a quarta dose.Hoje estamos tendo o recrudecimento do covid, são sinais e sintomas leves. Isso é o impacto da vacina.O alerta para buscar a terceira e quarta dose é pra ver se a gente realmente não vai ter a alta incidência que tivemos em janeiro e feveriro", destacou Amélia Costa. 

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) também manifestou preoucupação sobre as festividades juninas. O impacto das novas medidas sanitárias vai ser avaliado semanalmente. 

Caso haja o aumento da incidência da doença, novas restrições poderão ser adotadas. 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais