Cidadeverde.com

Polícia Civil faz operação contra fraudes e prende servidores do Detran em Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (30) a operação 'Hidra de Lerna', com objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes na comercialização de veículos e confecção de documentos falsos. O 13º Distrito Policial, responsável pelo inquérito, estipula que o prejuízo às vítimas chegue em torno de R$ 150 milhões somente no Piauí.

“O prejuízo em relação a este inquérito é em torno de 12 milhões de reais, mas nós acreditamos que só no estado do Piauí gire em torno de 140 a 150 milhões”, explica o delegado Odilo Sena, titular do 13º DP. 

Até o momento, 14 pessoas já foram presas, incluindo dois servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), empresários e outros agentes públicos. Ao todo, foram expedidos 21 mandados de busca, apreensão e prisão temporária. 

“Foram expedidos 21 mandados entre busca e apreensão e de prisão temporária. Essa é a sexta fase da operação, na verdade. As outras foram coisas pontuais, porque a gente não estava entendendo a situação e quando a gente se deu conta era esse alvoroço todo que causou um enorme prejuízo, tanto para a pessoa física, jurídica, como para o Detran”, explicou Odilo Sena.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Os trabalhos estão sendo coordenados pelo 13º Distrito Policial, com apoio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e outras unidades especializadas da Polícia Civil. 

Segundo Odilo Sena, as investigações contra o esquema criminoso tiveram início em março do ano passado, após a Procuradoria Jurídica do Detran encaminhar informações e documentos sobre uma suspeita de fraudes na confecção de documentos de veículos, que muitas vezes sequer existiam. O delegado pontua que existem cerca de 100 pessoas envolvidas na organização criminosa, envolvendo diversas regiões do Brasil. 

“Neste inquérito especificamente nós acreditamos que tem quase uma centena de pessoas envolvidas, envolvendo funcionários do Detran, servidores do Detran, envolve empresas ligadas ao Detran e envolve um cabedal de pessoas, de terceiros que por trás comandando toda a organização criminosa, tem gente evolvida de todo o lugar, de quase todo o Brasil", ressalta.           

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos diversos veículos, incluindo carros de luxo, além de armas e relógios. Odilo Sena informa ainda  uma faixa de 200 a 400 veículos foram fraudados somente no Piauí. 

Os presos da operação foram levados para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), onde devem prestar depoimento. Na sequência, eles devem ser encaminhados para o sistema prisional.

Por meio de nota, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se manifestou sobre a operação policial e a prisão de servidores. 

Confira a íntegra da nota: 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), informa que em decorrência da operação deflagada pela Polícia Civil denominada “Hidra de Lerna” esclarecemos que o Detran-PI não tem maiores informações acerca, tendo em vista que a investigação se encontra em sigilo.

Destacamos que, esta operação se iniciou no ano passado através de requerimentos expedidos pela Procuradoria do Detran-PI, no qual identificou a utilização de notas fiscais frias e foi repassado para as entidades policiais para apurar eventuais prejuízos cometidos ao Detran e ao governo do estado do Piauí.

O Detran-PI está sempre contribuindo com as autoridades policiais no encaminhamento de documentos para o seguimento desta operação. Eventuais esclarecimentos serão dados em entrevista coletiva pela delegacia geral.


 


Natanael Souza e Rebeca Lima 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais