Cidadeverde.com

Secretários de Saúde cobram ampliação da estrutura hospitalar no Sul do estado

Imprimir

Secretários municipais de Saúde localizados na chamada Chapada das Mangabeiras, no Sul do estado, se reuniram nesta sexta-feira (01) com o secretário estadual de Saúde, Neris Júnior, para solicitar melhorias na rede hospitalar da região.

Durante o encontro, intermediado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), os gestores apresentaram a necessidade de ampliação da estrutura hospitalar na região para evitar que os pacientes precisem se deslocar para atendimento em Teresina.

“É uma área que tem um vazio assistencial e uma fragilidade muito grande no SUS. A necessidade é a criação de um centro especializado, levarmos médicos especialistas para essa região, aumentarmos a oferta de exames e garantirmos a regulação dos serviços ofertados naquela região”, disse Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Cosems-PI. 

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Após discussão dos principais pontos apresentados pelos gestores municipais, a Sesapi se comprometeu a reunir sua equipe na próxima segunda-feira (04), para iniciar a discussão da organização da regulação. A previsão é que a pasta apresente uma resposta às solicitações em um prazo de 15 dias. 

Além destas questões, o Cosems-PI apresentou a necessidade de ações para promover a campanha “Vacina Mais Brasil”, em todo o estado. “Existem pessoas que estão com suas cadernetas de vacinação em atraso, de todas as vacinas, inclusive contra a covid-19 e a influenza”, lembrou Cipriano, que também é secretária de saúde de Miguel Alves.

Pandemia

Na ocasião, também foi discutida a situação epidemiológica na região da Chapada das Mangabeiras. “A Sesapi disponibilizou os testes de covid-19. O crescimento de casos é bastante significativo, mas a ocupação de leitos permanece em uma situação tranquila”; concluiu a vice-presidente do Cosems-PI. 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais