Cidadeverde.com

Irã começa a enriquecer urânio com até 20% de pureza

Imprimir

O Irã anunciou neste domingo que começou a enriquecer urânio em até 20% de pureza usando centrífugas sofisticadas em sua usina nuclear subterrânea de Fordo, segundo a TV estatal.

Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, disse que o urânio enriquecido a 20% foi coletado pela primeira vez de centrífugas IR-6 ontem. Ele disse que o Irã informou o órgão de vigilância nuclear da ONU sobre o desenvolvimento há duas semanas.

As centrífugas são usadas para produzir urânio enriquecido em níveis mais altos de pureza. O acordo nuclear de Teerã de 2015 com potências mundiais exigia que Fordo se tornasse uma instalação de pesquisa e desenvolvimento e centrífugas restritas a usos não nucleares.

O Irã havia dito anteriormente à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que estava se preparando para enriquecer urânio por meio de uma nova cascata de 166 centrífugas IR-6 avançadas em suas instalações subterrâneas de Fordo. Mas não revelou o nível em que a cascata seria enriquecedora.

A AIEA, órgão de vigilância nuclear da ONU, disse à Associated Press que verificou ontem que o Irã estava usando uma configuração que permitia alternar mais rápida e facilmente os níveis de enriquecimento. O Irã não comentou a declaração.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: IrãUrânio