Cidadeverde.com

Familiares de vítimas carbonizadas em acidente cobram agilidade na liberação de corpos

Imprimir

Os corpos das sete vítimas carbonizadas após acidente envolvendo dois carros na noite do último sábado (09), entre as cidades de Floriano a Itaueira, já estão no Instituto Médico Legal (IML), em Teresina. A previsão é que a liberação aconteça nas próximas duas semanas, após os procedimentos de identificação. 

“Ontem, foram examinados e foi coletado material genético de três cadáveres. Hoje vai ser feito de mais quatro. Esse material vai para o Instituto de DNA Forense, onde os peritos geneticistas vão fazer os exames, então, não tem um prazo certo para terminar. O fato é que já começamos, mas expectativa é terminar todos os exames em duas semanas, até que o último cadáver seja entregue nesse período”, explicou o diretor do IML, Antônio Nunes. 

De acordo com o diretor, por conta do estado que os corpos ficaram, a identificação será feita através de DNA e isso justifica a demora na liberação. 

“Normalmente é feito a identificação pela arcada dentária, por impressões digitais, por exames antropológicos, porque é mais rápido, mas nesse caso, nada disso havia condições porque os corpos chegaram muito carbonizados e nem dente tem e irão todos para DNA”, acrescenta. 

Os familiares das vítimas também estão na sede do IML em Teresina para terem seu material genético coletado.  O material vai ajudar na identificação. Os familiares também trouxeram objetos pessoais para comparar com o material coletado pelo IML. 

“Os familiares foram chamados tanto para coletar o material genético deles, se for necessário, bem como que trouxesse objetos pessoas, coisas que sabidamente tem o DNA daquela pessoa”, disse o diretor do IML.

Familiares lamentam demora na liberação 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, Geiciane Ribeiro, sobrinha de Doraci Pereira da Silva, disse que lamenta a demora na liberação dos corpos dos familiares, já que possivelmente a família não consiga realizar o velório dos seus parentes. 

“Já deu mais de 24 horas, lá eles conseguiram reconhecer os corpos todos, meu tio disse, só que eles não deixaram ficar os corpos em Floriano, disseram que tinham que trazer para cá e eu acho que não precisaria, mas como é burocracia e tudo está aqui, mas está sendo difícil porque talvez a gente não vai poder fazer o velório deles, infelizmente” disse a sobrinha. 

No local, a família chegou às 08h da manhã de hoje, porém, somente as 14h que está previsto para o material genético deles serem coletados. 

“Chegamos hoje de manhã, 08h e informaram que a gente vai precisar esperar até a tarde, porque os corpos ainda estão sendo examinados e vai ter que esperar até a tarde para coleta do material” desabafa Geiciane Ribeiro.

Ainda de acordo com Geiciane Ribeiro, a família voltava do aniversário de cinco anos do neto de Doraci Pereira. A festa ocorria no povoado Retiro e por volta das 21h a família saiu do local e seguiu em direção a comunidade Estocado, em Floriano, quando ocorreu o acidente fatal. 

Geiciane Ribeiro informou ainda que no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, estão Doriete Rodriges e o filho Lucas Rodrigues que seguem internados. Eles também estavam no carro com o restante da família e sobriveram. Os estado de saúde dos dois é estável e eles deverão passar por cirurgias ortopédicas. 

Foto: redes sociais

O acidente

Uma colisão entre dois veículos deixou oito pessoas mortas entre as cidades de Floriano e Itaueira, na região Sul do Piauí, na noite deste sábado (9). A tragédia aconteceu por volta das 22h30, na localidade Alecrim. No impacto, os dois carros pegaram fogo. Um terceiro veículo também se envolveu no acidente e desceu a ribanceira da rodovia, a PI-140.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Floriano, um animal na pista teria causado o acidente. Um dos veículos tentou desviar de um boi e terminou se chocando de frente com um carro que vinha em sentido contrário.

Em um dos veículos, um doblô, haviam seis pessoas, dentre elas um recém-nascido.Três morreram na hora. O carro prestava serviço para a Prefeitura de Itaueira e tinha ido a Floriano pegar uma mãe, que tinha dado à luz recentemente. Ela, o motorista - identificado como Haroldo - e a criança morreram carbonizadas. Os demais ocupantes foram socorridos e encaminhados ao Hospital Tibério Nunes.

O outro carro envolvido é um Classic, que também levava seis pessoas. Cinco morreram na hora. Quatro eram da mesma família e estavam voltando de uma festa de aniversário.

 

Flash Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais