Cidadeverde.com

Números comprovam que esta enchente é maior que a registrada em 1985

Imprimir

O diretor de Recursos Hídricos, Milciades Gadelha, trouxe ao Jornal do Piauí dados comprovando que esta enchente já é pior do que a de 1985. De acordo com ele, o aumento da população ribeirinha contribuiu para que os estragos fossem ainda maiores.

Utilizando dados comparativos, a profundidade do Rio Poti em 17/04/1985 chegou a 13,26 metros e nesta segunda (04) já estava em 14,52 metros. Quanto à vazão, o alerta é dado quando esta chega a 800 m³/s. Em 85 foi registrado 3.154 m³/s e este ano 3.658 m³/s.

Milciades Gadelha afirmou que o sangramento de alguns açudes do Ceará tornou a situação atípica e elevou acima da média o nível do rio Poti.

Relatório enviado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) informa que os açudes Barra Velha, Cupim e Jaburu II - no município de Independência (CE); Carnaubal e Realejo - em Crateús (CE); Colina - em Quiterianópolis (CE); Flor do Campo - em Novo Oriente (CE); Jaburu I - no município de Ubajara (CE) e Sucesso - em Tamboril (CE) estão sangrando.

Em Teresina, só neste mês de maio, já choveu 63,97mm acima da média esperada. A previsão é que continue chovendo entre os municípios de Teresina e Parnaíba, no litoral.

Nayara Felizardo
(Especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: